Setur-RS realiza oficina de planejamento para o segmento Mice
[Mercado e Eventos, 21/11/2014]
A Secretaria do Turismo (Setur/RS) realizou oficina de planejamento estratégico para o segmento de negócios e eventos, conhecido no mercado turístico como MICE (Meetings, Incentive, Congress and Events), nesta quarta-feira (19), em Porto Alegre.
A atividade ocorreu na presença de representantes dos Convention & Visitors Bureau do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Pelotas, Hortênsias (Gramado/Canela), Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc Brasil – RS) para dar segmento às ações do termo de cooperação assinado em outubro sobre o desenvolvimento do comitê responsável pelo setor.
Na avaliação da consultora em Turismo de Negócios e Eventos e ministrante da oficina, Vaniza Schuler, o cenário é promissor e necessita de uma análise das tendências do turismo profissional do MICE. Ela destacou ainda que a Setur priorizou o setor. “Só o fato de estar acontecendo essa oficina hoje já é uma demonstração de organização”, disse. Segundo ela, o planejamento se dá com a organização do comitê MICE, dividido em três eixos principais: gestão, infraestrutura e promoção e marketing.
“O que estamos fazendo aqui é um material para orientar as próximas govenanças”, salientou o presidente da Federação Gaúcha de Convention & Visitors Bureau, Valmor Peccini.
Para o diretor de Desenvolvimento do Turismo da Setur/RS, Maximilianus Pinent, o seminário MICE, realizado pela Setur em março de 2014, para capacitação do setor foi uma forma de mostrá-lo para a sociedade. “Enquanto gestão pública, estamos inovando numa área estratégica e até então representada somente pela iniciativa privada. Estamos entregando um planejamento com posicionamento de mercado, construído como política pública do turismo do RS”, ressaltou.