Ministro afirma que turismo e segurança estão estritamente ligados

[Mercado e Eventos, 17/11/2014]

Segurança no turismo é essencial. Esse foi o tom da abertura da 1ª Conferência de Segurança Turística, evento realizado pela Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, que teve início hoje 17, no Maracanã, com a presença do Ministro do Turismo, Vinicius Lages.
“As pessoas, talvez, não optem por um destino porque ele é seguro. Mas, certamente, ela pode deixar de visitar uma cidade se tiver uma percepção grande de insegurança.” afirmou Lages, que disse considerar esse um fator ainda mais desafiador. “Quanto mais segurança, mais turismo.
E quanto mais turismo, mais segurança. É um círculo virtuoso”, destacou.De acordo com a Setur-RJ, o Rio de Janeiro deve receber esse ano um total de 6 milhões de turistas estrangeiros. E muito disso deve-se ao sucesso da Copa do Mundo. Um estudo revela que a segurança pública foi aprovada por 92% dos entrevistados e 95% voltariam.
O Ministro disse ainda: “As Olimpíadas podem ser uma oportunidade maior para se firmar como um destino que leva vantagem na questão da segurança. Lembro que o viajante privilegia os destinos seguros. Estimular o círculo virtuoso entre turismo e segurança é dever dos estados e municípios.
Os avanços que tivemos na integração das forças de segurança são uma demonstração de que o Brasil e vários municípios podem evoluir ainda mais tornando a segurança um forte atributo do produto turístico brasileiro”, salientou.”O secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, que também participou da conferência no Rio.
“Um número significativo de jornalistas considerou o país mais seguro e mais organizado do que imaginavam. Na pesquisa realizada após a Copa, o aspecto insegurança nem foi citado pelos entrevistados. Além disso, 62,1% concordaram que os turistas se sentem seguros no Brasil”, afirmou O secretário de Estado de Turismo, Cláudio Magnavita, diz que a pressão para o sucesso das Olimpíadas é grande.
O evento segue ainda nesta terça-feira 18. Serão abordados temas como capacitação e treinamento de policiais e policiamento especial de pontos turísticos, além da troca de experiências relacionadas às ações preventivas de proteção ao visitante.
Entre as autoridades convidadas estão o governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; o secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrei Augusto Passos Rodrigues, e o secretário de Estado de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *