Ministério do Turismo assina acordo de cooperação para simplificar Cadastur

[Ministério do Turismo , 05/11/2014]
O ministro do Turismo, Vinicius Lages, e o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, assinaram na tarde desta quarta-feira (5), na sede da SMPE, um acordo de cooperação técnica que permitirá o compartilhamento de informações e a simplificação de registros de empresas turísticas. Meios de hospedagem, agências de viagens, transportadoras, organizadora de eventos e parques temáticos, por exemplo, farão o registro no Cadastur pela internet direto no sistema do Ministério do Turismo, preenchendo um quarto dos campos necessários anteriormente. O cadastro é exigido, por exemplo, na liberação de linhas especiais de financiamentos.
Para o ministro do Turismo, Vinicius Lages, a assinatura do acordo é uma convergência de agendas dos dois ministérios para facilitar as atividades empreendedoras no Brasil e representa um passo importante na desburocratização. “Boa parte das empresas que hoje atuam no setor de serviços e no turismo são de micro e pequenas empresas e essa integração de dados potencializará os registros obrigatórios, minimizando o tempo para confirmação do cadastro e eliminado a exigência de documentos”, lembrou Lages.
Já o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Afif Domingos, falou que a assinatura era uma etapa importante para gerar um novo modelo de cadastro único que pode servir também para outros órgãos. “Estamos buscando a simplificação e a facilitação de dados que vão ajudar na formalização de mais e mais empresas”, disse ele.