Como tornar a tecnologia aliada na conquista dos turistas

[MTur, 27/11/2014]
A assessora do Ministério do Turismo, Helena Costa, participou do Encontro PanHotéis – Inovação e Tendências 2014, realizado na última quarta-feira (26) em Belém. O evento aconteceu no Espaço das Docas, na capital paraense, e reuniu cerca de 280 pessoas entre autoridades, empresários e representantes de meios de hospedagem, associações e profissionais do setor de todo o país.
Helena falou das tendências tecnológicas no setor de serviços, com foco na hospitalidade. Ela disse que “a tecnologia ajuda a criar valor para a empresa, para o destino e para o próprio turista”. Segundo a assessora, para o viajante, este valor está apoiado em três pilares: cuidado no atendimento, facilidade de acesso aos serviços e qualidade no conteúdo.
A nova geração de viajantes está mudando as características no ato de viajar, em função do uso constante da tecnologia, principalmente por meio das mídias sociais. Na avaliação da representante do MTur, cresce cada vez mais a importância dos vídeos no universo do turismo, já que as pessoas querem antecipar as experiências.
Ela deu o exemplo de hotéis que oferecem pela internet a possibilidade de o turista visitá-lo virtualmente. “Eles ligam uma câmera e vão mostrando o que o turista pode ver no empreendimento. Desta forma, os potenciais hóspedes já podem ‘sentir’ o hotel antes mesmo de estarem lá”.
Ainda sobre tecnologia, Helena falou sobre a importância de facilitar os serviços – e citou o exemplo do e-ticket, que hoje já substitui, em muitos casos, os bilhetes aéreos em papel. Segundo a assessora do MTur, é importante usar a tecnologia para facilitar a vida das pessoas, mas sem esquecer de cuidar delas. “A tecnologia seria vazia se não ampliasse a nossa capacidade de atender, servir, de cuidar e de encantar”, disse.
O Encontro PanHotéis – Inovação e Tendências 2014 foi realizado pela Panrotas Editora, com apoio de outras entidades do setor. A abertura do evento foi feita pelo presidente da empresa, Guillermo Alcorta; seguida das palestras de Helena Costa, do MTur; Luiz da Gama Mór, da Tap; e Tárik Potthoff, da PMWeb.
Clique aqui para ouvir comentário em que o ministro do Turismo, Vinicius Lages, defende a inclusão do turismo na agenda de inovação.