Comissão de Normalização do Setor de Eventos será lançada no Eventos Brasil

O grupo de representantes da cadeia produtiva de eventos que irá trabalhar de forma voluntária na construção das normas do setor será instalado no Eventos Brasil 2014 – 26º Congresso de Empresas e Profissionais de Eventos, em atividade agendada para o segundo dia do Congresso, 08 de dezembro, na Sala Sebrae (Grande Auditório) do Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, às 14 horas. Neste dia, serão eleitos o coordenador e o secretário desta Comissão de Normalização.

Oficina em São Paulo

Este será o próximo passo do projeto de construção de normas técnicas para o setor de turismo de negócios e eventos, uma iniciativa do SEBRAE e da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. A ABEOC Brasil atua como como apoiadora na indicação de empresas formadoras de opinião do setor de eventos, para auxiliar na indicação dos assuntos e temas que necessitam de regulamentação e normas para que passe a funcionar de melhor forma, auxiliando no crescimento do setor, na lucratividade das empresas e na qualidade dos serviços.
Oficina em Florianópolis

Na semana passada a diretora executiva da ABEOC Brasil, Ariane Angioletti, participou das quatro oficinas do projeto, em Brasília (27/10), Fortaleza (28/10), São Paulo (29/10) e Florianópolis (30/10), onde houve também grande participação de empresários associados à entidade. “Esta ação da ABNT com o Sebrae vem no momento em que a ABEOC Brasil está entregando aos seus associados e à toda sociedade, documentos que demonstram que estamos caminhando no mesmo sentido: o caderno de conceitos, as empresas certificadas pelo Selo de Qualidade, a apresentação das melhores práticas de gestão das empresas de eventos, que serão realizadas no Eventos Brasil, demonstram como a entidade está direcionada para o fortalecimento e qualificação do setor de eventos, realizando ações de valor aos seus associados”, analisa Angioletti.
Oficina em Fortaleza

Para Andrea Faria, coordenadora da Carteira de Turismo de Negócios e Eventos do SEBRAE nacional, através da execução do Programa de Qualidade em parceria com a ABEOC Brasil e do mapeamento do turismo de negócios, o Sebrae pode reafirmar a importância do segmento para os pequenos negócios, bem como seu impacto na economia. “Assim, dentro do convênio com a ABNT, propôs trazer para a ação o segmento de eventos, chamando a ABEOC Brasil para iniciar o processo, através das Oficinas de mapeamento de demandas. Foram quatro encontros bastante produtivos, onde os grupos convidados trouxeram opiniões e informações relevantes à construção desta primeira etapa”, analisa Faria.

Participação aberta

Oficina em Brasília

A participação neste trabalho é aberta a qualquer interessado (organizador de eventos, universidades, prestadores de serviços, clientes, entidades), devendo o mesmo buscar orientações junto à ABNT, pelo e-mail: ingrid.neves@abnt.org.br
Nas Oficinas, foram indicados os gargalos do setor que impactam diretamente nos eventos. Esses tópicos servirão como base para a estruturação dos trabalhos que serão realizados junto dos comitês normalizadores da ABNT, que são de participação aberta aos representantes da cadeia do setor de eventos.
Questões como uniformização de terminologias, construção de critérios de competências e estipulação das atividades relacionadas a cada função exercida na organização e execução de um evento, a criação de uma norma focada na segurança dos eventos e, ainda, a transformação dos critérios para a obtenção do Selo de Qualidade da ABEOC Brasil numa norma certificadora da qualidade para empresas de eventos, foram alguns dos importantes apontamentos realizados pelas quatro regiões.
Também foram abordados itens que se relacionam com a cadeia produtiva, bastante interessantes para a profissionalização, qualificação e crescimento do setor.

Programação do Eventos Brasil 2014 vai reunir nomes importantes do setor

Também no domingo (07/12), logo após a abertura, os congressistas terão a oportunidade de assistir a palestra “A economia brasileira e o setor de eventos” com Gesner de Oliveira, economista sócio da GO Associados. Em seguida, tem a palestra com Gonzalo Constanzo, da IAPCO – International Association Of Professional Congress Organisers, uma das mais importantes associações mundiais do setor. Na sequência, Maurício Tavares, diretor da Rede Globo vai falar sobre o “Impacto social, econômico e cultural dos grandes eventos”.
Na segunda-feira (08/12), um dos destaques da programação é o painel “Eventos Fora de Série” que vai reunir três representantes do setor que organizaram eventos marcantes no país: Márcia Golfieri, organizadora do TEDx Liberdade, Gustavo Ribeiro, organizador da Jornada Mundial da Juventude e Recepção do Papa no Brasil e Dulce Magalhães, responsável pelo Festival Mundial da Paz.
Outro painel importante no segundo dia será “A importância da cooperação na cadeia produtiva para a captação e organização dos eventos” com a participação de presidentes de importantes organizações da cadeia produtiva do setor. Participam do debate: Alexandre Sampaio, presidente da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Sérgio Medina Pasqualin, presidente da ABEVT – Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Enrico Fermi Torquato Fontes, presidente da ABIH Nacional – Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis, Margareth Pizzato, presidente da ABRACCEF – Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras e Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas.
Apresentação de trabalhos técnicos, concurso de fotografia, fórum de jovens empresários e reunião de diversas entidades são algumas das atividades programadas para o Eventos Brasil 2014. As inscrições ainda podem ser feitas no site oficial do evento que reúne toda a informação sobre o Congresso: www.eventosbrasil.org.br . As apresentações e discussões do Congresso serão compiladas e utilizadas na elaboração da Carta de São Paulo, documento que apresenta as recomendações da ABEOC BRASIL e parceiros para o desenvolvimento do futuro do mercado de eventos no Brasil e no Mundo.
A programação inclui ainda nomes como Eduardo Sanovicz (ABEAR), Maurício Tavares (Rede Globo), Sandie Dawe (London &Partners), entre outros. Confira a programação completa do Congresso em www.eventosbrasil.org.br

(atualizada em 24/11/2014)