Paraty (RJ) receberá a sexta edição do evento ‘Folia Gastronômica’

Entre os dias 1º a 16 de novembro, a cidade do litoral fluminense de Paraty receberá a sexta edição do “Folia Gastronômica”. Esta edição do evento homenageará a mandioca, grande estrela da cozinha caiçara.  Segundo a Secretaria de Turismo de Paraty, a expectativa é de que cerca de 20 mil visitantes prestigiem o fim de semana da programação. Para o Paraty Convention & Visitors Bureau, a ocupação hoteleira deve ultrapassar os 90%.
Para o evento, realizado pelo Polo Gastronômico de Paraty, uma grande tenda será montada na Praça da Matriz, com quiosques de produtos típicos, palcos para apresentações musicais, além de um auditório para 100 pessoas, onde serão realizadas as oficinas com chefs convidados.
O fim de semana de 14 a 16 de novembro, quando é comemorado o Dia de São Benedito, padroeiro dos cozinheiros, concentra a maior parte da programação. Nos três dias serão realizadas apresentações musicais, gincanas gastronômicas, degustações, e manifestações culturais, como o desfile de bonecos típicos de papel maché.
Na mesma data, os visitantes poderão participar de aulas temáticas e degustações com renomados chefs da cozinha regional, vindos de diversas regiões do País. Ao todo, serão 15 aulas com variados temas, nos três dias de programação. Entre os chefs convidados figuram Roberta Sudbrack, Teresa Corção, Alex Atala, Flávia Quaresma e Katia Barbosa, entre outros ícones da cozinha brasileira. Ingressos para as aulas estão à venda na plataforma Ingresso.com e elas serão transmitidas gratuitamente em telões espalhados pelo Centro Histórico.
Já o circuito gastronômico, com a participação de 34 restaurantes e cafés, ocorrerá desde o dia 1º até 16 de novembro. Cada casa escolheu uma opção de entrada, prato principal ou sobremesa que destaca a mandioca como ingrediente principal, em uma receita customizada especialmente para a Folia.
(Revista Hotéis, 23/10/2014)