Painel traz experiência colaborativa para o Eventos Brasil 2014

A Programação do Eventos Brasil 2014 – 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos inclui painel “Eventos Fora de Série” com organizadores de três grandes eventos brasileiros organizados de forma colaborativa: TEDxLiberdade, Jornada Mundial da Juventude e Festival Mundial da Paz

Organizador vai relatar experiência com evento que reuniu cerca de três milhões de pessoas

Quem participar do Eventos Brasil 2014, nos dias 7 e 8 de dezembro de 2014, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, terá a oportunidade de ouvir os testemunhos de grandes referências do setor sobre desafios de se organizar eventos de repercussão mundial. No dia 8/12, um painel vai reunir três profissionais que organizaram eventos marcantes no país: Márcia Golfieri, organizadora do TEDx Liberdade, Gustavo Ribeiro, organizador da Jornada Mundial da Juventude e Recepção do Papa no Brasil e Dulce Magalhães, responsável pelo Festival Mundial da Paz. Inscreva-se agora no Evento de quem faz Eventos!
Para a ABEOC Brasil, mediadora do painel, esses três eventos trazem entre si aspectos em comum: São eventos organizados de forma colaborativa, com envolvimento dos participantes, muitos voluntários e participação dos prestadores de serviços. Os três eventos geraram repercussão positiva para seus destinos, fizeram a discussão de valores da sociedade e alcançaram um grande público.

Tempo curto e interlocução necessária

Gustavo Ribeiro

Para Gustavo Ribeiro, um dos maiores desafios na Jornada Mundial da Juventude, evento católico que reuniu cerca de três milhões de pessoas de todas as partes do mundo no Rio de Janeiro, em 2013, foi estruturar e coordenar as diversas áreas internas do Comitê Organizador Local em pouco tempo. “Eram áreas que estavam sempre em constante crescimento e o gerenciamento de vários interlocutores como as empresas de produção dos eventos, os três níveis de governo e suas áreas, segurança, transportes etc, dentro de um período de tempo bastante curto”, revela.
Foram dois anos de um trabalho que teve forte caráter colaborativo. O mais importante para que esta sinergia funcionasse foi realizar um bom delineamento das linhas gerais do evento. “Incluindo quais as ‘páginas brancas’ a serem preenchidas a partir de sugestões externas e, a partir disso, estimular o engajamento do público durante toda a sua construção e não somente no seu período de realização. Para isso, no caso da JMJ, contamos basicamente com o trabalho de mais de 40.000 voluntários e do uso das redes sociais”, completa o organizador.
Formado em Ciências Sociais e CEO da Riok Comunicação, Gustavo ainda ressalta a importância do trabalho com a imprensa, onde foi desenvolvido um “minucioso” relacionamento com inúmeros veículos para transmitir previamente à toda a sociedade brasileira a principal característica do evento, “que é aportar valores à juventude nacional e global”, completa.
Durante o painel que será apresentado no Eventos Brasil 2014, Gustavo Ribeiro vai trazer a experiência na coordenação das duas últimas edições da JMJ (Madri e Rio de Janeiro), proporcionando uma visão singular na organização de eventos dentro e fora do Brasil. “Pude experimentar e usufruir do imenso poder catalisador que um evento desta magnitude tem de envolver todos estes atores e ser um centro irradiador. São raríssimos os eventos no mundo hoje com esta capacidade. O evento, a cidade e o Brasil foram o centro do mundo durante uma semana, não só pelo tamanho do evento, mas também pela primeira viagem internacional de um dos maiores fenômenos midiáticos atuais, o então novo Papa, Francisco, o que agregou ainda maior visibilidade ao evento em todo o globo”, finaliza.

Confira a programação completa do Congresso em www.eventosbrasil.org.br

No primeiro dia (07/12) já estão programadas palestras como “A Economia Brasileira e o Setor de Eventos” com Gesner de Oliveira – Economista Sócio da GO Associados e “O futuro dos eventos” com Gonzalo Costanzo da International Association Of Professional Congress Organisers – IAPCO.

Inscrições com desconto até 20/10 e Concurso de Fotos até 31/10

As inscrições já podem ser realizadas no site do Eventos Brasil 2014 que reúne toda a informação sobre o Congresso: www.eventosbrasil.org.br. O novo período para inscrições com menor preço termina dia 20/10.
Com caráter exclusivamente cultural, estão abertas as inscrições para o Concurso de Fotografia do 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos – Eventos Brasil 2014. Até o dia 31 de outubro, os participantes do Congresso poderão se inscrever no concurso que tem como tema “A Vida é um Evento”. O regulamento completo e área de inscrições estão no site do evento: www.eventosbrasil.org.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *