Foz do Iguaçu é destaque em turismo de negócios e eventos

[Por Click Foz do Iguaçu , 17/10/2014]
Uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a Embratur, entre março e agosto deste ano, com visitantes estrangeiros, mostrou que Foz do Iguaçu foi a 3ª cidade brasileira mais visitada por turistas de negócios e eventos, atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo.
Já no último Estudo da Demanda Turística Internacional, baseado em dados de 2012, Foz do Iguaçu ficou na 7ª posição. O estudo também foi divulgado esta semana pelo Ministério do Turismo.
Pesquisa da FGV
Segundo a “Pesquisa de Impacto Econômico dos Eventos Internacionais Realizados no Brasil”, feita pela Fundação Getúlio Vargas, as cidades mais visitadas por turistas estrangeiros de Negócios e Eventos são: Rio de Janeiro (33,2%), São Paulo (16,7%), Foz do Iguaçu (6%), Manaus (6%), Belém (4,5%) e Salvador (4,4%).
Dos entrevistados, 67,6% estiveram no Brasil pela primeira vez e 60% dos que já visitaram o País estiveram aqui em razão de negócios e eventos. As cidades mais visitadas na viagem anterior foram Rio de Janeiro (27%), São Paulo (22,1%), Florianópolis (4,9%), Salvador (4,6%) e Foz do Iguaçu (3,6%).
Em relação à cidade sede do evento, 74% dos entrevistados disseram que ficaram com uma imagem positiva, enquanto 92% avaliaram como boa ou regular a receptividade dos profissionais locais e dos moradores.
A maioria também disse que pretende voltar ao Brasil, 38% dos quais dentro de no máximo dois anos.
Demanda turística
O Estudo da Demanda Turística Internacional, que se baseia em dados de 2012, mostra São Paulo na liderança, com 48,3% dos estrangeiros que vieram ao Brasil em viagens de negócios e eventos.
O Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com 23,9%. Vêm na sequência Curitiba (4,4%), Porto Alegre (4,1%), Belo Horizonte (3,5%), Campinas (3,5%) e Foz do Iguaçu (2,9%).
Abaixo de Foz, aparecem Salvador, com 2,8% dos turistas de negócios e eventos, e Fortaleza, com 2,1%.
ICCA
Em 2013, Foz do Iguaçu subiu no ranking da ICCA (International Congress and Convention Association), entidade que classifica as cidades que mais recebem eventos internacionais no mundo. Em 2012, Foz ocupava o 5º, subindo para o 3º em 2013, atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo.
Nesse ranking, liderado pelos Estados Unidos, o Brasil está entre os dez países que mais recebem congressos e convenções associativas internacionais.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *