4º Congresso Latino Americano de Enoturismo ocorre nesta semana

[Por BRASILTURIS JORNAL , 07/10/2014]
A 4ª edição do Congresso Latino Americano de Enoturismo percorrerá as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha, Flores da Cunha e Caxias do Sul de 8 a 10 deste mês. Serão três dias de atividades, reunindo a apresentação de diversos painéis e visitas a roteiros enoturísticos da região.
Entre os destaques da programação do dia 8, estão as visitas guiadas durante o dia a três roteiros de Bento Gonçalves (Caminhos de Pedra, Rota das Cantinas Históricas e Vale do Rio das Antas). À noite, ocorre a palestra de abertura, que carrega o tema do evento: “O composto da oferta enoturística” e será apresentada pelo técnico de promoção e inspeção da Agência Galega de Desenvolvimento Rural (Agader), promotor da marca espanhola Rutas Del Vino e gerente da Fundação Comarcal do Salnés, o espanhol Manuel Soliño Bermúdez. A palestra ocorre às 19h30, no hotel Villa Michelon, Vale dos Vinhedos.
No dia 9, em Garibaldi, parte da programação será destinada às inovações em alguns dos países mais antigos em produção de vinho. O painel “Novas Experiências no Enoturismo do Velho Mundo” será abordado por três palestrantes. O primeiro será o espanhol Manuel Soliño Bermúdez, o segundo será o vice-presidente da Câmara Municipal da cidade de Anadia, o português Jorge Sampaio e por fim, o presidente da Associação de Municípios do Vinho e secretário da Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), o também português José Arruda Lopes.
Neste dia, ocorre também a assinatura do Termo de Adesão dos associados da América Latina à Aenotur. No Brasil, integram a associação os municípios de Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha e Garibaldi, além do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra). Em Garibaldi, as palestras ocorrem na Câmara da Indústria e Comércio (Cic) a partir das 8h30. Na noite do dia 9, um jantar harmonizado será servido em Farroupilha, na vinícola Perini.
No dia 10, em Flores da Cunha, destaque para o painel “A Gastronomia na Composição do Enoturismo”, que será apresentado por três palestrantes: a coordenadora-geral de Acompanhamento e Estruturação de Produtos da EMBRATUR, Delma Andrade; o vencedor do reality show Super Chef do Mais Você, que desenvolve um projeto de trabalho junto ao Governo do Estado na valorização da Herança Culinária do Rio Grande do Sul, além de ser sócio proprietário de restaurante premiado diversas vezes, Charles Tecchio; e a chef de Cozinha do Palácio Piratini e coordenadora do GT de Gastronomia Regional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Jussara Dutra.
As inovações na área de gastronomia em destinos enoturísticos também terão espaço neste dia, dentro do painel “Inovações no Enogastroturismo”. O assunto será abordado em dois momentos. O primeiro é “Slow Food”, que contará com integrantes do movimento de três regiões do Estado: Alexandre Baggio de Freitas, de Porto Alegre; Rodrigo Magalhães, Primeira Colônia de Imigração Italiana; e Daniel Castelli Bellora, da Serra Gaúcha. O segundo, “Food Truck”, será apresentado por Lawrence Andreis, de Porto Alegre, e Gabriel Dalsotto, de Caxias do Sul. Em Flores da Cunha, o evento ocorre da Escola de Gastronomia, a partir das 8h30.
O encerramento do evento ocorre em Caxias do Sul, no Parque da Uva, às 20h30, onde será servido um coquetel, acompanhado por vinhos da Rede de Vinícolas da cidade. Os passeios aos roteiros enoturísticos ocorrem nos três dias, permitindo aos congressistas a vivência da cultura do vinho na região. Diversos empreendimentos, como restaurantes e vinícolas, serão visitados.
O 4º Congresso Latino Americano de Enoturismo é promovido pelo Ibravin e pelas Prefeituras dos cinco municípios envolvidos, por meio das Secretarias Municipais de Turismo. O patrocínio é do Sebrae, SHRBS/Região Uva e Vinho, Bento Convention Bureau e Atuaserra. O apoio é do Hotel Villa Michelon. A agência oficial do evento é a Vale das Vinhas Turismo.
 
Informações: www.congressoenotour.com.br