São Paulo recebeu os primeiros cursos no Brasil Certificação Internacional em Feiras e Eventos

Profissionais de feiras e eventos do mercado brasileiro reuniram-se na sede da UBRAFE em São Paulo para participar nos primeiros cursos CEM no Brasil, a única certificação reconhecida mundialmente no setor – CEM, CERTIFIED IN EXHIBITION MANAGEMENT.
A capacitação em feiras e eventos decorreu nos dias 8, 9 e 10 de Setembro e foram abordados os temas Planejamento e Gestão Estratégica, Marketing de Feiras e Eventos e Comercialização de Feiras e Eventos. Os cursos promoveram também o conhecimento sobre as práticas internacionais no setor de feiras e eventos, assim como, o intercâmbio de experiências entre profissionais.
CEM é a certificação por excelência para este setor. O profissional que complete os 9 cursos CEM e obtenha a certificação, conquista uma marca profissional de excelência de elevado reconhecimento internacional. Atualmente, mais de 2.000 profissionais em todo o mundo têm a almejada certificação CEM e agora também os profissionais do mercado brasileiro podem pertencer a este grupo restrito de excelência mundial.
A prestigiada Certificação é promovida pela associação internacional do setor IAEE, International Association Of Exhibitions & Events (www.iaee.com), sendo a NewEvents Global (www.newevents.com.br) a sua representante no Brasil.
O CEM no Brasil conta com a parceria estratégica da UBRAFE e SINDIPROM e com os apoios institucionais das prestigiadas associações do setor de eventos e turismo, ABEOC, AMPRO, ABRACEFF e SP Convention Bureau, entre outros.
A importância do CEM é reconhecida por Armando Campos Mello presidente da União Brasileira dos Promotores de Feiras – UBRAFE, considrando que “numa atividade absolutamente globalizada é fundamental uma certificação internacional no sentido de permitir a perfeita comunicação ente iguais e diferentes, iguais na qualidade e diferente na língua”.
Anita Pires, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC, considera “muito importante o CEM visto que um dos gargalos do setor de feitas e eventos no Brasil é a capacitação, e o CEM está oferecendo uma oportunidade muito relevante de qualificação dos profissionais do setor. Esta iniciativa caminha na direção do grande projeto da ABEOC Brasil que é o Programa de Qualidade, em parceria com o SEBRAE nacional, cujo grande objetivo é a qualificação e certificação de empresas de eventos”.
Para o Presidente Executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau – SPCB, Toni Sando a certificação internacional é de extrema importância pois “vivemos num mundo globalizado onde o mercado muda a cada dia. Em todos os setores económicos, os profissionais precisam buscar informações, entender a dinâmica do mercado e se qualificar cada vez mais. Na indústria de eventos, não é diferente, muito pelo contrário, um segmento que envolve outros 52 setores económicos precisa estar atualizado. Atualmente muitos contratos são definidos pelas sedes das empresas e entidades e a procura por fornecedores certificados é a segurança necessária para uma prestação de serviços qualificada.”
O que dizem o participantes sobre o CEM?

“Oportunidade de aprofundar meus conhecimentos sobre o mercado de feiras e exposições, com metodologia baseada nas teorias e práticas do mercado. Brito possui uma experiência excecional, conseguindo exemplos práticos que me ajudaram a entender a melhor aplicação dos métodos. O formato de aplicação dinâmica da teoria durante os cursos também colaboraram para a assimilação de todo conteúdo”
Ormene Dorneles, Ormene Carvalho Dorneles
“A troca de experiência e de conhecimentos foi muito rica e o formato modular da certificação é excelente”.
Rodrigo Burnet, Proevento
“O conteúdo do curso foi muito rico e muito bem ministrado pelo Brito, foi uma ótima oportunidade para reciclar o conhecimento e saber um pouco do mercado mundial de feiras.”
Silvia Tersitano, R8 MKT e Promoção
“A participação nos cursos CEM realizados foi de suma importância. Três dias de intenso aprendizado e troca de informações com colegas do setor de eventos. Recomendo o CEM exatamente pela oportunidade de aprendermos e nos atualizarmos sobre importantes questões e tendências relacionadas ao setor de eventos, não só do Brasil, mas do mundo.”
Flavia Milanez, Milanez & Milaneze Sa
Próximos cursos no Brasil
Os próximos cursos realizam-se nos dias 2, 3 e 4 de Março de 2015 na sede da Ubrafe em São Paulo e serão abordadas as temáticas Gestão de Operações em Feiras e Eventos, Desenvolvimento de Plantas e Layouts, Gestão e Organização de Conferências e Reuniões.
As inscrições para os próximos cursos CEM no Brasil estão abertas na web www.newevents.com.br e as turmas são limitadas. Os membros da UBRAFE, SINDIPROM, ABEOC, AMPRO, ABRACEFF e IAEE beneficiam de 10% de desconto na inscrição.
Sobre a NewEvents Global
No mercado brasileiro desde 2010 a NewEvents Global desenvolve consultoria e treinamento para promotores de feiras em áreas como novos negócios e planejamento estratégico assim como para empresas no desenvolvimento de programas de participação em feiras de negócios e capacitação de equipa.
Para mais informações consulte www.newevents.com.br; www.iaee.com ou contacte os representantes da NewEvents no Brasil, António Manuel Brito abrito@newevents.com.br ou Cristina Ferreira cferreira@newevents.combr.
[Por CEM, 26/09/2014]