Paraíba sedia encontro de turismo rural
[Por Ministério do Turismo , 02/09/2014]
A cidade de Campina Grande, na Paraíba, será sede de um encontro que tem por objetivo desenvolver o turismo no campo, gerar renda para a comunidade e divulgar roteiros rurais. A 10ª edição da Feira de Turismo Rural, Ruraltur, começa nesta quarta-feira (3) e reúne empresários, expositores, profissionais e admiradores do turismo no campo.
Cerca de seis mil pessoas são esperadas para o evento, que terá mais de 40 estandes de agências de viagens, meios de hospedagens, restaurantes e operadoras de turismo rural, além de rodadas de negócios, encontros de lideranças, seminários com assuntos do segmento e eventos culturais. O tema desta edição é o papel da governança na geração de resultados.
Para o ministro do Turismo, Vinicius Lages, a feira é uma oportunidade para unir diversos públicos, dar visibilidade ao setor e gerar novos negócios. “A Ruraltur ajuda a valorizar a cultura regional e diversifica as opções de turismo”, disse.
Durante os três dias de evento, os empresários terão a oportunidade de conhecer produtos e serviços do campo, além de novos fornecedores, compradores e parceiros. A expectativa é que os negócios firmados na feira gerem cerca de R$ 3 milhões durante os próximos 12 meses.
O 5º Seminário do Turismo Rural trará dez painéis com temas como o gerenciamento de lideranças no setor, um retrato do turismo rural com foco nos pequenos negócios, a governança como fator de competitividade e novas oportunidades, além da apresentação de casos de sucesso de diversas regiões do país. O evento é uma parceria entre o Sebrae, Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturr) e Fiep – e será realizado na Federação da Indústria do Estado da Paraíba (Fiep) até sexta-feira (5).
Talentos do Brasil Rural é um programa que tem por objetivo desenvolver 23 roteiros turísticos do campo, beneficiando 400 empreendimentos em 54 municípios brasileiros. O Talentos é uma parceria dos ministérios do Turismo e do Desenvolvimento Agrário e o Sebrae.
Clique aqui para ouvir declaração do ministro Vinicius Lages sobre os objetivos do projeto.