Ministério do Turismo apóia 3º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

[Por Ministério do Turismo, 25/09/2014]
O ministro do Turismo, Vinicius Lages, oficializou apoio institucional ao “Prêmio Braztoa de Sustentabilidade – atitudes que transformam o turismo” nesta quarta-feira (24), durante a 42ª Expo Internacional de Turismo – ABAV, em São Paulo. Lages destacou que, num país que tem os seus ativos naturais como principal atrativo, iniciativas que estimulem ações de sustentabilidade são fundamentais.
“Queremos que o consumidor perceba que privilegiando um destino ou produto sustentável, ele está ajudando o nosso país”, comentou o presidente da Braztoa, Marco Ferraz. A premiação é dividida em cinco categorias: ambiental, sociocultural, econômica, operadoras associadas e sustentabilidade em turismo.
Criado em 2012, o reconhecimento para ações responsáveis faz parte de um programa maior da Braztoa em parceria com a Travelife – os requisitos europeus foram customizados para operadoras de turismo e para a realidade brasileira – e com a Aliança Global para o Turismo Sustentável, iniciativa da Organização das Nações Unidas. O projeto prevê a sensibilização e consultoria para empresas interessadas. Desde 2012, quando foi feito o primeiro diagnóstico, a média de atendimento aos requisitos, entre 143 itens analisados, evoluiu de 55,82% para 74,12%.
“A premiação é importante não apenas do ponto de vista do reconhecimento das boas práticas, mas também como ferramenta de gestão para aquelas que não foram vencedoras melhorem os processos e atitudes”, comentou o ministro Vinicius Lages. Os interessados têm até o próximo dia 30 para se inscrever. A seleção será feita de 03 a 14 de novembro e a cerimônia de premiação está prevista para o dia 28 de novembro, em Maceió.
Clique nos respectivos nomes para ouvir comentários de Vinicius Lages e Marco Ferraz sobre o prêmio de sustentabilidade.