Maranhão realiza salão de turismo e negócios

[Por Portal Brasil, 28/08/2014]
A cidade de Barreirinhas (MA), porta de entrada para os Lençóis Maranhenses, será sede, a partir desta quinta-feira (28), do 2º Salão de Turismo da Rota das Emoções, circuito turístico formado por 14 municípios dos estados do Maranhão, do Ceará e do Piauí. O evento deve reunir cerca de cinco mil participantes, entre agências, empresários, prefeituras e profissionais do setor.
Uma das atrações do festival gastronômico será a palestra do chef francês Olivier Anquier, apresentador da GNT e autor do livro “Diário de Olivier – 10 anos de viagem em busca da culinária brasileira”. Simultaneamente acontecem exposições em painéis, rodadas de negócios e apresentações. O evento vai até este sábado (30).
Ao longo dos últimos meses, organizadores do evento visitaram todas as cidades da rota, a fim de mobilizar e conscientizar os moradores sobre a importância do circuito, segundo Flávia Nadler, gestora do Projeto Rota das Emoções no Maranhão. “A população precisa entender que faz parte da cadeia produtiva, o que envolve atender bem o turista e preservar o ciclo de geração de renda local”, diz Flávia. “Infelizmente ainda vemos casos em que os turistas europeus conhecem mais o roteiro do que o próprio cidadão”, afirma.
O Ministério do Turismo tem investimentos que chegam a quase R$ 57 milhões nos municípios integrantes da Rota das Emoções, especialmente em obras de infraestrutura e de sinalização. A quantidade de turistas aumentou cerca de 25% em relação ao ano passado, segundo o empresário Roberdan Caldas, dono da agência Caetés Expedições, que atua na região. O sucesso do roteiro se deve, também, ao empenho dos profissionais do setor.
O Salão 2014 trabalhará quatro eixos temáticos: 1 – preservação ambiental, sustentabilidade e exploração econômica; 2 – educação, cultura e turismo nos municípios; 3 – inclusão social via turismo sustentável; e 4 – infraestrutura e acessibilidade. Cada estado terá uma tenda para expor os destaques de seus municípios. Quatro roteiros complementares serão contemplados: Costa dos Ventos (CE); Serra Nordeste (PI), São Luís e Alcântara (MA) e Água Doce (MA). A programação completa pode ser acessada neste link.