Cases do Programa de Qualidade ABEOC Brasil: Yes Agência

Consolidada no mercado gaúcho e nacional, a Yes Agência acumula onze anos de experiência em gestão de eventos empresariais, públicos, comemorativos e em produções culturais. Referência em planejamento estratégico e empreendedorismo, inclusive premiada nacionalmente por suas conquistas, a empresa prospecta voos mais altos a partir da participação no Programa de Qualidade ABEOC Brasil, em parceira com o Sebrae, vislumbrando sucesso também no mercado internacional.

As estratégias para este progresso foram definidas a partir da consultoria oferecida no Programa e já estão em desenvolvimento. Entre elas está a sondagem de novas oportunidades, a formação de prósperas parcerias, a capacitação específica para a equipe e a compra de uma sede própria, mais bem localizada e estruturada.
Uma das principais decisões tomadas a partir da participação no Programa de Qualidade foi a de incrementar o negócio por meio de projetos próprios e com sócios estratégicos. Em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil, surgiu o Salão MICE ABEOC Brasil no Festival de Turismo de Gramado – Festuris. Lançado em 2013, o projeto incorpora stands com expositores diretamente ligados ao mercado MICE (meetings, incentives, conferencing, exhibitions) e sala de capacitação com palestras e apresentações de renomados profissionais do setor. Neste ano, o Salão MICE ABEOC Brasil será realizado entre os dias 6 e 9 de novembro durante o Festuris.
O Salão MICE e outros projetos como a recente aquisição da franquia TagPoint — um dispositivo que envia conteúdo por Bluetooth baseado na localização e no interesse do usuário — vão ao encontro da meta de crescimento de 10% no faturamento, definida durante a consultoria no Programa de Qualidade, e ao ambicioso intuito de tornar a Yes Agência uma empresa com atividade e reputação internacional. O Salão MICE ABEOC Brasil é atualmente uma importante ferramenta de marketing, que amplia a visibilidade do negócio, e também responsável pela contratação de funcionários temporários durante os dias de festival.
“Nosso objetivo é atuar em eventos fora do país já no próximo ano. Como diretora da empresa, é fundamental que eu esteja amparada para ampliar a rede de contatos da Yes Agência, semeando novos negócios. Para isto, me tornei fluente em espanhol e estou encaminhando progressivamente todos os colaboradores para cursos de qualificação”, explica a proprietária Ana Cláudia Bitencourt.
E falando em qualificação, a Yes Agência tem grande mérito também neste segmento no Rio Grande do Sul. Por meio da parceira com a ABEOC Brasil, a empresa é hoje responsável pela coordenação de cursos de gestão de eventos em duas universidades do estado. A proprietária da agência é também uma das professoras dos cursos e principal mediadora na seleção de outros educadores e formulação dos planos pedagógicos.
“Sentíamos a ausência de profissionais capacitados para atuar neste mercado competitivo e exigente. Existia esta lacuna nas universidades e por isto tomei a iniciativa. Hoje os cursos são referência estadual e muito disputados, inclusive tivemos que criar turmas de verão a distância para atender a todos”, comemora a empresária. Os doze colaboradores da Yes Agência são igualmente beneficiados pelos cursos e também estão passando por processos regulares de reciclagem e treinamento.
Entre as demais ações de reconhecimento e integração da equipe, a direção da Yes Agência reorganizou o organograma interno e otimizou as funções e responsabilidades dos funcionários. Reuniões semanais avaliam os feedbacks dos clientes e promovem a troca constante de ideias e estratégias, o que aproxima a equipe e estimula a participação de todos no planejamento do futuro da empresa. Também são realizadas pesquisas de clima organizacional semestrais, com formulários e reuniões de avaliação, e encontros mensais com registro por meio de ata sobre os novos planos e metas da agência. Os clientes também passaram a interagir melhor por meio de uma central de atendimento online supervisionada por um colaborador especializado em relacionamento com o cliente.
Situada próxima ao centro da cidade e ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, a sede da Yes Agência passou a ser insuficiente para o crescimento da empresa, mediante o aumento constante no número de clientes e demandas profissionais. Determinada a sofisticar a imagem e credibilidade do negócio diante do mercado, a diretoria da empresa investiu alto e adquiriu duas salas comerciais próprias que devem ser entregues em 2016. A nova sede está localizada na área central da capital gaúcha e contará com infraestrutura moderna, ampla e mais bem equipada, dispondo inclusive de estacionamento próprio, um dos gargalos da sede atual.
Para expandir as técnicas de marketing e promoção, a Yes Agência contratou um consultor do Sebrae que acompanha regularmente os avanços da empresa e sugere estratégias pontuais. Entre elas está a reformulação do material de divulgação da agência, a modernização do site e a intensificação da interação externa por meio das redes sociais.
Todos estas iniciativas e ações pontuais levaram a Yes Agência a conquistar condecorações estaduais e nacionais. A Sociedade Brasileira de Educação e Integração gratificou a empresa com o prêmio Quality, recebido este ano em São Paulo, por destaque entre as empresas que fomentam o setor de eventos no país. Para o próximo ano a agência já se prepara para receber o troféu nacional Top Of Business, da Montreal Eventos, na categoria Top Empreendedor. Em 2009 a empresa já havia sido agraciada com o prêmio em âmbito estadual no Rio Grande do Sul.
A Yes Agência de Promoções é especializada na gestão de eventos, feiras, convenções, formaturas, congressos, shows e festivais. Com uma equipe qualificada e experiente em diferentes áreas, a empresa é referência em projetos 3D para stands, infraestrutura informatizada, produção de materiais gráficos, assessoria e comercialização, além de todo o planejamento e controle de processos do evento.
Com tanto know-how, a Yes Agência já conquistou clientes líderes de mercado, entre eles Banrisul, CaixaRS, Goldsztein, Hershey´s, Johnson & Johnson, J. Macedo, Nestlé, Nissin, McCain, Petrobrás, Rossi, Salvar, Sandvik, Sebrae, Senac, Sesc, Senai, Vivo, entre muitas outras marcas.

Programa de Qualidade ABEOC BRASIL e SEBRAE

A Yes Agência é uma das mais de duzentas empresas que participam do Programa de Qualidade ABEOC Brasil – Qualificação em Gestão e Certificação de Empresas de Eventos, uma parceria com o SEBRAE nacional e apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA). O Programa oferece uma série estruturada de oficinas e palestras de capacitação, além de consultoria direta para aprimoramento da gestão. O lançamento nacional foi realizado em março de 2013. Após o módulo de capacitação, o Programa também prevê a certificação através do Selo de Qualidade ABEOC Brasil, a partir de agosto de 2014, com auditorias da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Este case faz parte da série “Cases de Qualidade” que está apresentando exemplos de melhorias e avanços obtidos por algumas das 243 empresas de 12 Estados que participam do Programa de Qualidade ABEOC Brasil em parceria com o SEBRAE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *