Lages participa de salão turístico no Maranhão

[Por Ministério do Turismo, 28/08/2014]
A partir desta quinta-feira (28), a cidade de Barreirinhas, porta de entrada para os Lençóis Maranhenses, será sede do 2º Salão de Turismo da Rota das Emoções, circuito turístico formado por 14 municípios dos estados do Maranhão, do Ceará e do Piauí. O evento contará com a presença do ministro do Turismo, Vinicius Lages, e deve reunir cerca de cinco mil participantes, entre agências, empresários, prefeituras e profissionais do setor.
Uma das atrações do festival gastronômico será a palestra do chef francês Olivier Anquier, apresentador da GNT e autor do livro “Diário de Olivier – 10 anos de viagem em busca da culinária brasileira”. Simultaneamente acontecem exposições em painéis, rodadas de negócios e apresentações. O evento vai até sábado (30).
Ao longo dos últimos meses, organizadores do evento visitaram todas as cidades da rota, a fim de mobilizar e conscientizar os moradores sobre a importância do circuito, segundo Flávia Nadler, gestora do Projeto Rota das Emoções no Maranhão. “A população precisa entender que faz parte da cadeia produtiva, o que envolve atender bem o turista e preservar o ciclo de geração de renda local”, diz Flávia. “Infelizmente ainda vemos casos em que os turistas europeus conhecem mais o roteiro do que o próprio cidadão”, afirma.
O Ministério do Turismo tem investimentos que chegam a quase R$ 57 milhões nos municípios integrantes da Rota das Emoções, especialmente em obras de infraestrutura e de sinalização. A quantidade de turistas aumentou cerca de 25% em relação ao ano passado, segundo o empresário Roberdan Caldas, dono da agência Caetés Expedições, que atua na região. O sucesso do roteiro se deve, também, ao empenho dos profissionais do setor.
O Salão 2014 trabalhará quatro eixos temáticos: 1 – preservação ambiental, sustentabilidade e exploração econômica; 2 – educação, cultura e turismo nos municípios; 3 – inclusão social via turismo sustentável; e 4 – infraestrutura e acessibilidade. Cada estado terá uma tenda para expor os destaques de seus municípios. Quatro roteiros complementares serão contemplados: Costa dos Ventos (CE); Serra Nordeste (PI), São Luís e Alcântara (MA) e Água Doce (MA). A programação completa pode ser acessada em www.rotadasemocoes.com.br.
Clique aqui para ouvir comentário do ministro Vinicius Lages sobre os objetivos do evento e o potencial de expansão do turismo no roteiro.