Experiências de captação de eventos são compartilhadas em seminário da Embratur

[Por Embratur, 15/08/2014]
O segundo painel do II Seminário MICE – Brasil Destino de Eventos, realizado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) teve como tema “A prospecção de eventos – Cases de candidaturas para o Brasil”. Deste, participaram o secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Marcos Musafir; o presidente do Bonito Convention & Visitors Bureau, Rodrigo Coinete; e como moderador, o representante do MCI Group, Juliano Lissoni.
Musafir falou sobre o processo de Captação do Congresso Mundial de Ortopedia e Traumatologia 2014 para o Rio de Janeiro. “Decidimos batalhar para que o evento fosse no País porque entendemos que seria uma oportunidade de dar visibilidade para a medicina brasileira, além de apresentar o Brasil para o mundo, incentivar a integração e o intercâmbio global, além de motivar outras captações”, explicou o secretário de saúde.
A defesa aconteceu em Hong Kong, em 2008, quando o Brasil concorreu com 158 países. Foram duas fases até o Rio de Janeiro e Dubai se tornarem finalistas. “Somos brasileiros e não desistimos nunca! Acreditamos nisso para acreditar que o Brasil seria campeão”, comentou Musafir. Segundo ele, os pontos facilitadores para que o País fosse escolhido foi a recém conquista da Copa do Mundo 2014, as condições locais de segurança e mobilidade urbana, a infraestrutura e qualidade técnica de serviços locais, a credibilidade da ortopedia brasileira em dezenas de outros eventos e a possibilidade do evento ser lucrativo para todos os envolvidos.
O trabalho não terminou com a captação em 2008. Três anos depois, em 2011, o grupo partiu para Praga para promover o Brasil como sede da edição seguinte do evento e, desde então, vem fazendo um trabalho de divulgação por internet e outros meios de comunicação. “O resultado foi a comercialização de estandes, simpósios e patrocínios no valor de R$ 6 milhões, mais de 6 mil participantes inscritos, 3,5 mil apartamentos bloqueados em hotéis e mais de 100 recomendações de restaurantes, museus e atrações noturnas”, comemorou Musafir.
Case de Captação Mundial de Ecoturismo
Em sua palestra sobre as etapas para a captação do Mundial de Ecoturismo, realizado em 2014, em Bonito (MS), o presidente do Bonito CVB, Rodrigo Coinete, ressaltou o programa de Captação e Promoção de Eventos da Embratur. “Quero ressaltar que só foi possível trazer o evento para o Brasil porque contamos com todo apoio necessário da Embratur, governo estadual, municipal e dos empresários”, disse.
“O interesse dos organizadores por realizar o evento pela primeira vez na América Latina nos incentivou a trabalhar para a captação do principal evento de Ecoturismo do mundo”, comentou. Iniciada em 2012, a captação passou por diversas etapas até chegar em fevereiro de 2013, quando o corpo técnico fez uma visita a Bonito. “Primeiro, eles visitaram o concorrente, que era o Equador e soubemos que os organizadores saíram de lá decididos que lá seria a sede. Ao chegar a Bonito, eles tomaram conhecimento do esforço do Brasil para captar este evento. Eles foram recebidos por membros do Governo Federal, Estadual, entidades do setor e empresários do segmento”, detalhou Coinete. Em abril, o Brasil foi anunciado sede do Congresso Mundial de Ecoturismo.
Para finalizar, o presidente do CVB aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os envolvidos para a captação do evento e destacou que o destino já colhe bons frutos por ter sido sede do congresso.
O seminário, que começou ontem e termina hoje. seguiu com a palestra “Copa do Mundo e Aviação”, ministrada pelo presidente da Abear (Associação Brasileira de Empresas Aéreas), Eduardo Sanovicz,​ e em seguida com o painel “Grandes Eventos Esportivos”, que contou com a participação do assessor da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, José Roberto Gnecco; do assessor especial de Grandes Eventos Esportivos do Ministério do Esporte, Joel Benin; e como moderador, o representante das Universíades 2019, Julio Filgueira.
 

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