Copa: o que fizeram os estrangeiros além dos jogos
[Por Ministério do Turismo, 31/07/2014]
A maior parte dos turistas internacionais que vieram ao Brasil tiveram como principal motivação a Copa do Mundo, segundo a pesquisa do Ministério do Turismo e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). No intervalo entre um jogo e outro os estrangeiros aproveitaram para conhecer o litoral e a culinária local, além de aproveitar as festas relacionadas ao evento.
As praias brasileiras foram o principal atrativo dos visitantes estrangeiros (78,9%) que estiveram no país. Eles aproveitaram também para conhecer a gastronomia (74,7%) e fazer compras (68,1%). Turistas de 203 nacionalidades visitaram 378 municípios brasileiros e permaneceram, em média, 13 dias no país.
As motivações confirmam as pesquisas regulares realizadas pelo MTur, que apontam o lazer como principal interesse de mais de mais de 40% dos estrangeiros, seguido de negócios, eventos e convenções, com cerca de 25%.
Embora o Mundial tenha sido a principal motivação de 92,3% dos visitantes, outros 7,7% dos estrangeiros que vieram ao Brasil tinham como motivação rever parentes e amigos, além de fazer turismo de lazer ou negócios. Eles vieram participar de cursos, congressos, feiras, peregrinações e tratamentos de saúde, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo.
As diversas atividades realizadas pelos estrangeiros durante a Copa resultaram em recorde na receita cambial turística para os meses de junho. No total, os estrangeiros gastaram US$ 1,4 bilhão, se somados os meses de junho completo e julho até o dia 23. O valor é 41,59% superior aos gastos feitos nos dois meses completos do ano passado (US$ 993 milhões).
Clique aqui para ouvir comentário do diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do MTur, José Francisco Lopes, sobre gastos de estrangeiros no país.