Conferência internacional movimenta turismo em Gramado (RS)

[Por  Portal Brasil, 27/08/2014]
A cidade de Gramado (RS) sedia até esta sexta-feira (29), a Conferência RADIO 2014, no Centro de Eventos da cidade. O evento, que conta com o apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), tem expectativa de público de cerca de 500 participantes, especialmente vindos de Angola, Canadá e Portugal.
O objetivo é reunir profissionais ligados à proteção radiológica que atuam na indústria, na medicina e na pesquisa.  Também serão realizados pequenos cursos, mesas redondas, sessões temáticas que propiciam a troca de experiências e novos conhecimentos.
O RADIO 2014 é organizado pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR) e pela Sociedade Portuguesa de Proteção contra Radiações (SPPCR), as duas afiliadas da International Radiation Protection Association (IRPA), além da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (ABENDI).
Em sua programação, o evento reúne, o IV Congresso de Proteção Contra Radiações da Comunidade de Países de Língua Portuguesa; o VI Congresso Internacional de Radioproteção Industrial; o I Encontro de Proteção Radiológica do Cone Sul; o IV Congresso Brasileiro de Proteção Radiológica; e a Feira Internacional de Radioproteção e Dosimetria das Radiações.
Turismo de eventos
O evento de radiologia foi captado com apoio da Embratur dentro do programa de captação para o segmento MICE (Meetings, Incentives, Congress and Exhibitions) que é, atualmente, um dos que mais tem contribuído para o incremento do fluxo de turistas para o Brasil. A mais recente classificação do País no ranking da ICCA (International Congress and Convention Association) reflete grandes conquistas: o Brasil foi classificado como o 9º do mundo que mais sediou eventos internacionais em 2013 e demonstrou um crescimento de 408% no período entre 2003 e 2013 em número de eventos sediados, evoluindo no mesmo período da 19ª posição para 9ª.
Dentre as estratégias de apoio à captação ou promoção de eventos internacionais, a Embratur lançou um edital na qual instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos podem participar com projetos de ações específicas para tornar o país sede de encontros que atraiam o turista de negócios. No total, os recursos para estimular a captação de eventos somam R$ 1,4 milhão. O cadastramento e envio de propostas começou no dia 31 de julho e segue até a próxima sexta-feira, 29 de agosto. Saiba mais sobre o edital.