São Paulo é uma das cidades mais visitadas da AL: aumento de 9,7% no número de turistas em 2014
A quarta edição do Índice MasterCard de Destinos Globais (GDCI), relatório da MasterCard que analisa anualmente as 132 cidades mais visitadas no mundo, aponta que São Paulo deverá ser a terceira cidade mais visitada da América Latina em 2014, com 2,51 milhões de visitantes estrangeiros, o que representa um aumento de 9,7% se comparado a 2013.
À frente da capital paulista estão Lima, no Peru, com 5,11 milhões de visitantes, seguida pela Cidade do México, que deverá receber 2,57 milhões de turistas. A cidade do Rio de Janeiro está na sétima posição, com 1,2 milhão de visitantes esperados para 2014.
São Paulo ocupa ainda o segundo lugar no ranking regional de gastos por visitantes internacionais. A previsão é que os turistas que visitarem a cidade gastem US$ 2,3 bilhões em 2014, pouco menos que em Punta Cana, na República Dominicana, com gastos estimados em US$ 2,4 bilhões de dólares. O ranking é formado ainda por Buenos Aires, em terceiro lugar (US$ 2,2 bilhões), Cidade do México, em quarto (U$$ 2 bilhões), e Lima, na quinta posição (US$ 1,8 milhões).
Segundo Patrício Rubalcaba, vice-presidente de Alianças Estratégicas de Viagem e Entretenimento para a MasterCard, os números da América Latina mostram que as viagens não são mais um privilégio, mas um fenômeno de massa em todo o mundo. “Os dados do levantamento mostram como o crescimento de turistas e seus gastos em outros países, nas transações entre países, já superam o crescimento dos gastos de consumo interno entre 2009 e 2014. A expansão do segmento de viagens é muito importante: em 2013, mais de 3 milhões de passageiros cruzaram o globo pelas linhas áreas comerciais”, explica Rubalcaba.
Viagens de negócios e de férias
O GDCI 2014 aponta também quais foram os locais de origem dos turistas para essas cidades. As cinco cidades que mais enviam viajantes a São Paulo, por exemplo, estão em quatro países: Argentina, Estados Unidos, Chile e Alemanha. As cidades são Buenos Aires, Miami, Nova York, Santiago e Frankfurt, respectivamente.
Muitos dos turistas que saem dos Estados Unidos com destino à América Latina, seja para São Paulo, Lima ou Cidade do México, saem de Miami. “O índice demonstra uma forte demanda e interesse no transporte internacional, tanto para negócios quanto para férias”, detalha Ann Cairns, presidente de Mercados Internacionais da MasterCard. “A cada dia, ajudamos os consumidores e as empresas a maximizar as oportunidades de viagem disponíveis, fornecendo segurança nos pagamentos em qualquer lugar do mundo”, finaliza.
Resumo e análise do índice GDCI 2014 por região:
Ásia/ Pacífico: metade dos 20 principais destinos globais fica na região;
Europa: este ano, 67% dos visitantes internacionais de Londres são de outras cidades europeias – um forte indicativo do fortalecimento da economia na região;
América Latina: Lima está entre as 20 cidades mundiais mais visitadas e se encontra no topo do ranking da região;
Oriente Médio e África: Dubai é uma das cidades cujo crescimento foi acelerado, e está a caminho de superar Paris e Cingapura, como o terceiro maior destino do mundo nos próximos cinco anos;
América do Norte: a região se mantém constante desde a criação do índice. Prevê-se que Chicago seja a cidade com maior crescimento durante 2014.
Sobre o GDCI
O Índice MasterCard de Destinos Globais, GDCI, classifica 132 cidades do mundo em números de visitantes e seus gastos internacionais feitos em outros países. Dados públicos são utilizados para o levantamento destas informações sobre os turistas e de seus gastos nas cidades que fazem parte do estudo. Este índice e seus dados não são baseados no volume de transações dos cartões MasterCard.
Sobre a MasterCard
A MasterCard (NYSE: MA) www.mastercard.com é uma empresa de tecnologia com foco na indústria global de pagamentos. Operamos a rede de processamento de pagamentos mais rápida do mundo, conectando consumidores, instituições financeiras, comerciantes, governos e empresas em mais de 210 países e territórios. Os produtos e soluções da MasterCard tornam as atividades diárias – tais como: fazer compras, viajar, administrar um negócio e gerir as finanças – mais fáceis, seguras e eficientes para todos. Siga-nos no Twitter @MasterCardNews, participe de discussões no Blog Cashless Conversationse inscreva-se para receber as últimas notícias por meio do Engagement Bureau.