Portal Sebrae Inteligência Setorial oferece informações estratégicas para o setor de turismo do Rio
Os empresários do setor de turismo do estado do Rio de Janeiro podem contar com uma nova ferramenta de suporte à gestão empresarial. O Sebrae/RJ (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro) acaba de lançar o Programa Sebrae Inteligência Setorial, portal de informações estratégicas destinado a apoiar os empresários em tomadas de decisões. Os produtos de inteligência, entre eles boletins, alertas de oportunidades, notícias relevantes, relatórios de tendências e cases de sucesso do setor, podem ser acessados pelo www.sebraeinteligenciasetorial.com.br.
O portal contará com dicas sobre como usar, na prática, as informações estratégicas para melhorar a gestão e a competitividade do empreendimento. Além de turismo, a primeira etapa do programa beneficiará também os setores de construção civil, moda e joias e petróleo e gás do estado do Rio de Janeiro. O cadastro no portal, assim como o acesso às informações e conteúdos, serão gratuitos.
Um canal de interatividade permitirá aos empresários a avaliação dos conteúdos e solicitação de novos temas a serem monitorados. O portal foi estruturado de forma objetiva, para facilitar a consulta e utilização das informações e conteúdos, que também podem ser acessados por meio de plataformas móveis, como smartphones e tablets.
Os chamados mapas de informações estratégicas – que reúnem diversos tópicos e temas de forma relacionada e conectada, específicos para cada setor – foram construídos de forma colaborativa, a partir da demanda dos empresários, representantes de entidades, associações, sindicatos e instituições parceiras do Sebrae/RJ, que participaram de workshops setoriais, durante a fase de planejamento do projeto. Em nove encontros foram elencados os principais temas a serem monitorados de forma sistemática e contínua, onde foram organizados, contextualizados e analisados, para originarem os produtos de apoio à tomada de decisão pelos empresários (boletins, relatórios e alertas, por exemplo).
Carência de informações – Conhecer bem o mercado e identificar possíveis mudanças de cenário são fatores fundamentais para os negócios. No entanto, a carência de informações estratégicas é um problema comum entre os empresários de micro e pequenas empresas. Segundo o gerente de Conhecimento e Competitividade do Sebrae/RJ, Cezar Kisrzenblatt, com esta ferramenta os empresários de micro e pequenas empresas terão acesso gratuito a informações estratégicas voltadas para os seus negócios. “Dessa forma, poderão aumentar a competitividade no mercado. É missão do Sebrae/RJ apoiar o empresário na busca de soluções para mitigar riscos e aproveitar oportunidades”, afirma.
O presidente do Conselho Serra Verde Imperial, Nauro Grehs, destacou que o workshop com a troca de informações entre os empresários de diferentes municípios serviu para reforçar a integração regional: “Foi ótimo e estamos confiantes nos resultados positivos. O trabalho ajuda a fortalecer a regionalização, quebra barreiras entre concorrentes locais e permite ficarmos mais fortes para enfrentamos outros destinos que são concorrentes reais.”
A expectativa é de que mais de 3.500 empresas do Rio de Janeiro se inscrevam no portal no primeiro ano. O espaço, no entanto, estará aberto tanto para pessoas jurídicas como físicas. Segundo Cezar Kiszenblatt, os próximos setores estratégicos com os quais o Sebrae/RJ atua (alimentos, base tecnológica e economia criativa), também serão atendidos pelo programa de forma gradativa.
Os produtos de inteligência:
Mapa de Informações Estratégicas – mapeamento das necessidades de cada setor a partir de temas sugeridos pelos empresários e entidades. Todos os tópicos e temas são organizados e conectados. Esse produto é atualizado periodicamente e adaptado às novas demandas.
Boletim de Tendência – Apresenta análises preditivas sobre os temas e tópicos encontrados no Mapa de Informações Estratégicas de cada setor monitorado pelo programa. São utilizados métodos de análise estratégica para identificar tendências e oportunidades de mercado.
Alertas – disparo instantâneo de notícias consideradas de grande impacto e que possam gerar novas oportunidades de mercado ou alertar possíveis ameaças. O conteúdo é enviado via SMS e e-mail apenas para usuários que, no momento do cadastro, optarem por receber esse produto.
Notícias de Impacto – seleção de notícias relevantes e de demandas específicas dos setores e seus segmentos, de acordo com os temas e tópicos propostos no Mapa de Informações Estratégicas. As notícias são monitoradas diariamente em mídias nacionais e internacionais.
Relatórios de inteligência – são de dois tipos: o mensal e o trimestral. No mensal são feitas análises aprofundadas sobre os temas apresentados no Mapa de Informações Estratégicas. O trimestral oferece retrospectiva das publicações durante esse período.