Deslocamentos aéreos impulsionam o turismo na Copa
[Por Ministério do Turismo, 09/07/2014]
De acordo com levantamento preliminar feito Ministério do Turismo, o avião tem sido o principal meio de transporte do turista da Copa. Especialmente pelas grandes dimensões territoriais do país, boa parte dos viajantes optaram pelos deslocamentos aéreos: desde o início do Mundial, mais de 10 milhões de passageiros passaram pelos 20 principais aeroportos do país, segundo informações da Secretaria de Aviação Civil.
Entre as capitais mais visitadas estão Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. No entanto, destinos próximos às cidades que sediaram os jogos também tiveram impacto positivo. É o caso de Morro de São Paulo (BA), visitado por mais de seis mil pessoas em menos de um mês, especialmente alemães, holandeses, espanhóis, argentinos, americanos e até costa-riquenhos. A procura por meios de hospedagem também aumentou em 50%, segundo dados da secretaria de turismo local.
A cidade de Santa Cruz Cabrália (BA), escolhida para receber o centro de treinamento da seleção da Alemanha, também está sendo bastante visitada. O município tem forte herança portuguesa, com belas praias e vocação para o ecoturismo, turismo rural e religioso. A taxa de ocupação dos hotéis atingiu 85%.
A Copa tem sido uma oportunidade para ampliar a visibilidade do país e estimular o crescimento do turismo interno, de acordo com o Ministro do Turismo, Vinícius Lages. “Após o Mundial, podemos ampliar em 20% o número de visitantes estrangeiros com o resultado dessa superexposição”, disse. Os bons resultados do setor já foram verificados durante a Copa das Confederações, em 2013, quando mais de 70% dos turistas estrangeiros entrevistados afirmaram a intenção de voltar ao país este ano, para a Copa do Mundo.
Ouça aqui declaração do ministro Vinicius Lages sobre benefícios da visibilidade gerada pela Copa ao Brasil.