Copa: aumenta o número de turistas nos aeroportos
[Por Revista Hotéis, 02/07/2014]
Desde a abertura da Copa, mais de 7,6 milhões de pessoas viajaram pelos principais aeroportos brasileiros, segundo o Ministério do Turismo. O movimento nos 20 principais aeroportos do país, na véspera do jogo Brasil e Chile (26 de junho), bateu um novo recorde: 528 mil pessoas. Este é o maior número desde a abertura do Mundial, com início em 12 de junho.
O maior aeroporto do Brasil, Guarulhos, localizado próximo à cidade-sede de São Paulo, recebeu o maior índice de passageiros, cerca de 123 mil em um único dia, sendo sete mil em apenas uma hora, segundo dados da Secretaria de Aviação Civil. Até o final do campeonato, devem circular pelo país 3,1 milhões de estrangeiros e 600 mil brasileiros, segundo previsão do Ministério do Turismo.
Baseado nessas informações, a média de movimentação da segunda semana do mundial aumentou para 487 mil pessoas. Na semana de abertura da Copa, o maior fluxo registrado tinha sido de 471 mil viajantes. Ainda de acordo com pesquisa do MTur, o avião é o principal meio de transporte dos brasileiros e corresponde a 60,2% dos entrevistados que manifestaram intenção positiva de viajar nos próximos seis meses.
Entre as capitais monitoradas, o destaque é Brasília, com 78,8% dos moradores declarando intenção de utilizar avião. Na sequência estão as cidades de Belo Horizonte (72,3%), Recife (65,7%) Salvador (62,5%), Porto Alegre (60,2%), Rio de Janeiro (28,3%) e São Paulo (57,3%).
A ocupação hoteleira também aumentou por causa do Mundial. Dados do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil mostram que a ocupação nos dias de jogos e na véspera chegaram a 90%. O Rio de Janeiro, por exemplo, teve 92% de unidades habitacionais ocupadas no dia e na véspera da partida entre Argentina e Bósnia, e chegou a 95% no confronto entre Espanha e Chile.