ABNT lança conjunto de normas para hotéis que visam obter certificado de sustentabilidade

[Por Hôtelier News, 24/07/2014]
Tema em alta em diferentes setores da economia, a sustentabilidade também é tema de discussão na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). No próximo dia 29, a entidade lança um conjunto de normas a serem cumpridas pelos empresários do ramo hoteleiro para que seus estabelecimentos sejam reconhecidos como meios de hospedagem sustentáveis.
Editada em 2012, a Norma ABNT NBR 15401 foi atualizada, em parceria com o Sebrae, e traz um anexo com exemplos de boas práticas que devem ser adotadas no turismo sustentável. Desta forma, o empreendimento pode preparar-se para a candidatura à certificação para a gestão sustentável, que é realizada por três organismos reconhecidos pelo Inmetro (a própria ABNT, a Fundação Carlos Alberto Vanzolini e o Instituto Falcão Bauer da Qualidade).
A norma técnica estará disponível, juntamente com o anexo de exemplos de práticas sustentáveis, no link www.portalmpe.abnt.org.br. É necessário que o empresário faça o cadastro de sua empresa para ter acesso ao material gratuitamente. A adesão dos meios de hospedagem à norma técnica é voluntária.
O Sebrae apoia os pequenos negócios, por meio de consultorias técnicas, no processo de implementação da Norma ABNT NBR 15401. “Para que possamos avançar em programas de qualidade no setor, é fundamental que todos falem uma mesma língua. Se as empresas adotarem as mesmas normas técnicas, certamente teremos um novo patamar de competitividade no setor”, explica Carlos Alberto dos Santos, diretor-técnico do Sebrae.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *