Promoção internacional é debatida com secretários de turismo
[Por Embratur, 03/06/2014]
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participou da 75ª reunião do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo), que aconteceu no último dia 30 em Salvador (BA). A chefe de Gabinete da Presidência da Embratur, Kátia Bitencourt, apresentou as ações mais recentes com foco na realização da Copa do Mundo. “Iniciamos agora um novo período, que é a promoção do País após o mundial de futebol, mas que ainda irá receber grandes eventos nos próximos anos”, comentou Bitencourt.
Na reunião, Kátia comentou sobre a preparação do Brasil para participar da Expo Milão 2015, que acontecerá de 1o de maio até o dia 31 de outubro. “O tema ‘Alimentar o Planeta, Energia para a Vida’ permitirá que o Brasil leve toda sua diversidade para os europeus durante o evento. Já iniciamos conversas com a APEX e queremos que o turismo, por meio da gastronomia e cultura, por exemplo, esteja presente”.
A chefe de gabinete aproveitou a presença do ministro do Turismo, Vinícius Lages, para destacar o alinhamento da Embratur com o ministério nas estratégias de promoção e o esforço na busca de um novo modelo de gestão para o Instituto. “Temos muito a fazer no segundo semestre do ano, reforçar o orçamento e trabalhar para que a Embratur seja mais ágil, mais flexível para concorrer em um cenário cada vez mais competitivo”, ressaltou.
Sobre as ações de promoção do Brasil, Bitencourt falou do Goal To Brasil, que em suas 20 edições pelo mundo, reuniu mais de 3 mil profissionais de turismo, 550 jornalistas, 800 matérias publicadas com um valor estimado de R$ 7 milhões. “A ação começou, inicialmente, em parceria com as 12 cidades-sede da Copa. Em seguida, incluímos todos os estados brasileiros. O modelo foi considerado acertado e deverá continuar a fazer parte das nossas ações”.