Cases do Programa de Qualidade ABEOC Brasil: Espetinhos Filé Festas e Eventos

A Espetinhos Filé atua no mercado de eventos com a confiança de que presta um serviço especializado, exclusivo e com muitos diferenciais. A certeza do potencial do negócio estimulou o desejo de torná-lo cada vez mais ousado e eficiente. Por isso, desde o ano passado a empresa participa do Programa de Qualidade ABEOC Brasil – Qualificação em Gestão e Certificação de Empresas de Eventos. Desde então, o empreendimento tem evoluído rapidamente, com significativos avanços na gestão de funcionários, aumento de faturamento e aproximação de clientes e fornecedores.

“O Selo de Qualidade é uma poderosa ferramenta para diferenciar a empresa num mercado cada vez mais concorrido e exigente. Temos a certeza de que com o apoio do programa vamos nos tornar a maior indústria e primeira franqueadora de produtos e serviços para churrasco de Minas Gerais, até 2018”, garante a gerente administrativa, Nayara Albergaria.
A Espetinhos Filé Festas e Eventos, situada em Belo Horizonte, atua no desenvolvimento, produção e distribuição de produtos e serviços para churrasco. “A partir aplicação do conteúdo disponibilizado no Programa de Qualidade, o índice de faturamento da empresa tem confirmado os avanços conquistados pela organização”, ressalta a gerente administrativa. Os primeiros meses de 2014 comprovam estes resultados. Em fevereiro o faturamento teve crescimento de 24% em relação ao mesmo período no ano passado. Em janeiro este crescimento foi de 33%. Apenas neste ano, mais de trinta novos funcionários passaram a integrar a equipe, especialmente no setor de produção.
Entre os principais progressos da empresa, está a compreensão de um novo modelo de gestão, mais organizado e próximo aos mais de cento e vinte colaboradores. Foram desenvolvidos procedimentos diferenciados para a rotina de atividades da empresa. Mensalmente estão sendo apresentados Indicadores de Resultados para a equipe, para que novas estratégias sejam alinhadas em conjunto. Assim, os gestores poderão direcionar as cobranças por cumprimento do sistema de trabalho, de forma a atender as exigências do negócio e melhorar o fluxo produção.
A Espetinhos Filé firmou parcerias com instituições de ensino que oferecem palestras e oficinas de capacitação para a equipe, além de encontros sobre cuidados com a saúde e segurança no trabalho. Uma biblioteca interna está à disposição dos colaboradores, que podem fazer pesquisas e contribuir para a incremento do acervo. Os colaboradores também participam de dias de beleza, com atendimento de cabeleireiros e maquiadores, e de um concurso de culinária que está incentivando a criação de novos produtos para o buffet.
“Temos a visão de tratar nossa empresa como uma grande família. Cuidamos dos nossos colaboradores com muita atenção, já que em contrapartida eles cuidam da nossa empresa”, define o proprietário Marcial Alberto Santos Ribeiro.
Para ampliar a proximidade entre empresa e clientes, a Espetinhos Filé passou a desenvolver pesquisas de satisfação que são confrontadas com as planilhas de reclamações, para que ambas sejam analisadas criteriosamente de forma a corrigir as falhas e avançar na qualidade do atendimento. O mesmo está sendo feito em relação aos fornecedores. Planilhas pontuam aspectos positivos e negativos dos serviços para que a empresa possa avaliar o desempenho dos fornecedores e considerar novas parcerias.
Consciente de sua responsabilidade social e ambiental, a Espetinhos Filé contatou empresas que destinam as sobras das carnes para a fabricação de rações e óleos. O valor arrecadado com a venda do material está sendo investido na compra de brindes e na promoção de palestras e eventos, assim como no auxílio a alguns colaboradores. Resíduos de papel, como caixas de papelão e afins, são entregues para profissionais que atuam na coleta de material reciclável.
Uma outra preocupação da empresa é com o fomento do setor tecnológico da região. Por isso, uma parceria com a empresa júnior da Universidade Federal de Minas Gerais, associada aos cursos de Engenharia de Produção e Mecânica, possibilita a execução de projetos específicos para a automatização dos equipamento de produção da Espetinhos Filé. Esta é a forma que a empresa encontrou para incentivar e colaborar com o desenvolvimento do setor tecnológico do estado.

Programa de Qualidade ABEOC BRASIL e SEBRAE

A Espetinhos Filé é uma das mais de duzentas empresas que participam do Programa de Qualidade ABEOC Brasil – Qualificação em Gestão e Certificação de Empresas de Eventos, uma parceria com o SEBRAE nacional e apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA). O Programa oferece uma série estruturada de oficinas e palestras de capacitação, além de consultoria direta para aprimoramento da gestão. O lançamento nacional foi realizado em março de 2013. Após o módulo de capacitação, o Programa também prevê a certificação através do Selo de Qualidade ABEOC Brasil, a partir de agosto de 2014, com auditorias da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Este case faz parte da série “Cases de Qualidade” que está apresentando exemplos de melhorias e avanços obtidos por algumas das 243 empresas de 12 Estados que participam do Programa de Qualidade ABEOC Brasil em parceria com o SEBRAE.

Galeria de Fotos


Vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *