Aeroporto Internacional Tancredo Neves (MG) recebe 1º ‘voo verde’

[Por  Revista Hotéis, 06/06/2014]
O Governo de Minas Gerais e a Gol Linhas Aéreas promoveram nesta última quinta-feira (5), data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, o primeiro “voo verde” a partir do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN). A iniciativa é mais uma etapa em direção à consolidação do Programa Mineiro de Desenvolvimento da Cadeia de Valor de Bioquerosene para Aviação e o seu uso em bases econômicas.
O plano foi lançado em março pelo Governo do Estado. A meta é transformar o Estado na primeira plataforma integrada de produção de BioQAv no Brasil e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves no primeiro aeroporto “verde” do Brasil. A consolidação da plataforma mineira de bioquerosene é fruto de uma articulação entre diversos órgãos de Estado, como as secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), de Agricultura e Pecuária (Seapa), de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), entre outros.
Durante o evento, uma aeronave da Gol foi abastecida com uma mistura de biocombustível, no hangar do Centro de Manutenção da companhia, no entorno do AITN, com a presença de representantes do Governo de Minas Gerais, executivos da Gol e da Boeing e representantes de universidades.
A Plataforma Mineira de Bioquerosene apoiará iniciativas com o conceito “From Farm to Fly” (Do campo à asa do avião), reunindo, em suas ações e iniciativas estratégicas, uma variedade de atores, como instituições de pesquisa, universidades, produtores de matérias-primas sustentáveis, fornecedores de tecnologia, stakeholders em logística e processos industriais e companhias aéreas.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *