World Tunnel Congress 2014 em Foz do Iguaçu

A cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, é a sede do maior evento mundial do setor de túneis e espaço subterrâneo, que iniciou dia 9 e foi até o dia 15 de maio. O WTC 2014 mobilizou todo o Mundo, com a presença de 1.800 especialistas, representantes de 70 países. Contou com grandes nomes da engenharia internacional, que discutiram tecnologias, equipamentos, sistemas construtivos, novos projetose experiências de sucesso em todo mundo nesse tipo de obra. A Acqua Consultoria, uma das mais reconhecidas empresas brasileiras do segmento de eventos técnico e científicos do país, assinou a organização do evento realizado pelo CBT – Comitê Brasileiro de Túneis da ABMS – Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica.
Para sediar o WTC 2014, o Brasil teve que concorrer com países como Austrália e Cingapura. A votação aconteceu na Finlândia, em 2011 e desde então a Acqua Consultoria está envolvida. O WTC é um evento anual promovido pela ITA (International Tunnelling and Underground Space Association), da qual o CBT é o representante brasileiro.
Para Rodrigo Cordeiro, CEO da Acqua Consultoria, o WTC 2014 aconteceu em momento oportuno já que o país realiza diversas obras de infraestrutura e conseguiu visibilidade com os eventos esportivos. “A escolha para sediar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos trouxe os holofotes do mundo para o Brasil”, comenta.
A Acqua Consultoria movimentou em 2013, R$ 30 milhões com a realização de congressos e feiras que aconteceram por todo Brasil. Em 2014, além dos eventos já agendados, a empresa trabalha fortemente para que outras entidades internacionais escolham o Brasil como destino de seus eventos. O CEO vê necessidade de mais profissionalização do setor de eventos no país.