Vicente Neto toma posse como presidente da Embratur

[Por Embratur, 14/05/2014]
Em cerimônia realizada na manhã de hoje (14), o ministro do Turismo, Vinícius Lages, deu posse ao presidente da Embratur, Vicente Neto. Também foram empossados o novo secretário-executivo do Ministério do Turismo , Alberto Alves e o novo  diretor de Markerting da Embratur, Sergio Flores.
O ministro Lages afirmou que o Ministério e a Embratur precisam aproveitar o momento de visibilidade para atingir a terceira posição mundial no PIB do turismo do mundo, que hoje é de US$ 76,1 bilhões. Estima-se que 3,6 bilhões de telespectadores vão assistir à Copa pela TV e mais 18 mil repórteres internacionais farão a cobertura do evento. “Temos que concentrar forças em políticas públicas que apoiem o crescimento e a geração de empregos no setor e trabalhar nossos destinos turísticos buscando desafios em novos mercados”, falou o ministro Vinicius Lages.
Já Vicente Neto ressaltou a necessidade de buscar novos horizontes para o turismo do Brasil. “A promoção do Brasil no exterior avançou consideravelmente nos últimos anos e precisamos pensar em uma gestão que garanta mais flexibilidade e agilidade para a Embratur. Neste momento, quero propor um repensar coletivo. Faço um convite público para que todos participem desse processo”, finalizou Vicente.
A Embratur está estudando um novo modelo de gestão que regulamenta as parcerias com empresas e entidades representativas do setor, dando maior segurança jurídica a ações promocionais conjuntas. As parcerias poderão ocorrer por meio de termos de cooperação, patrocínio da Embratur a atividades promocionais ou pela celebração de Parceria de Promoção Internacional.
O novo diretor de Marketing da Embratur, Sérgio Flores, agradeceu o voto de confiança e ressaltou a busca de sinergia entre Ministério do Turismo e Embratur para promover o turismo do Brasil. “Nossos esforços estão voltados para inserir o turismo cada vez mais na pauta da economia, gerando emprego e renda para os brasileiros”, destacou.
A cerimônia de posse foi realizada no auditório do Ministério do Turismo e reuniu autoridades como o ex-ministro do esporte Orlando Silva, o capitão da Seleção Brasileira pentacampeã, o jogador Cafu, políticos,  secretários do MTur, diretores da Embratur, além de representantes de entidades ligadas ao setor de turismo.
Servidor da casa assume diretoria
Sérgio Flores, servidor da Embratur desde 1992, retorna à Casa assumindo a diretoria de Marketing, responsável pelo planejamento e execução das políticas de marketing, promoção, propaganda e relações públicas do turismo brasileiro no exterior. Sua nomeação saiu no dia 12, no Diário Oficial da União.
Flores é formado em Educação Física e Administração, pós-graduado em Análise de Sistemas e MBA em Marketing pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), em 1997. Além disso, possui Mestrado Profissional em Turismo, pela UNB (Universidade de Brasília), concluído em 2009.
O servidor de carreira passou durante 11 anos (de 1992 a 2003) por alguns cargos dentro da Embratur, tais como: Técnico Especializado; chefe da Divisão de Eventos Internacionais; chefe da Divisão de Propaganda Internacional e chefe do Departamento de Propaganda.
Em seguida, ocupou o cargo de subsecretário de Planejamento e Avaliação da SETUR/DF (Secretaria de Turismo do DF), até 2004, quando foi para o Ministério do Turismo como coordenador-geral de Marketing e Publicidade, onde atuou até 2011. Desde então, Flores estava como diretor do Departamento de Marketing Nacional também no Ministério do Turismo.
Walter Vasconcelos
Até a última segunda (12), a Diretoria de Marketing da Embratur era comandada, desde 2008, pelo profissional de Comunicação e Marketing Promocional e Administração Empresarial, com experiência em Gestão Cultural e Seleção de Projetos Culturais, Walter Vasconcelos.
Walter já recebeu diversos prêmios na área de Comunicação e Marketing sendo o mais recente ontem (13), em São Paulo, na 46º Prêmio Colunistas Brasil, onde foi eleito Profissional de Marketing Promocional do Ano de 2013.
As últimas quatro campanhas de promoção do Brasil no exterior também foram gerenciadas e criadas em sua gestão. A mais atual delas foi lançada na segunda (12), e são as peças publicitárias pré-Copa, intituladas Dance e Encontros.
Walter é Bacharel em Direito e Tecnólogo em Administração pela Universidade Anhenbi-Morumbi – SP, possui MBA Internacional pela APG Amana-Key e MBA Formação Geral Para Altos Executivos pela USP –SP.
Antes de ir para Embratur, ele foi Diretor de Marketing do Instituto Tomie Ohtake, Diretor do Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro e em São Paulo (1999 e 2005). Além disso, coordenou a Gerência Executiva de Promoção e Propaganda do BB, a Secretaria Executiva para Assuntos Parlamentares e dirigiu a Subsidiária BB Turismo em Minas e Mato Grosso do Sul.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *