Nordeste pretende atrair novas demandas turísticas na 20ª BNT Mercosul
[Por BRASILTURIS JORNAL , 13/04/2014]
Com objetivo de apresentar os seus produtos e novidades turísticas, e incrementar o fluxo de visitantes da região, destinos do Nordeste estarão presentes na 20ª edição da Feira de Negócios Turísticos da BNT Mercosul, que acontece entre os dias 23 e 24 deste mês, no Beto Carrero World, em Penha (SC). Durante o evento, serão apresentados entre as mais de 450 empresas expositoras opções de destinos, produtos e serviços da região Nordeste.
João Pessoa e outras cidades paraibanas receberam no primeiro trimestre deste ano cerca de 460 mil turistas, o que representa um aumento de 7% comparado com o mesmo período do ano passado. Os principais estados emissores atualmente são Rio de Janeiro, São Paulo além dos estados vizinhos de Pernambuco e Rio Grande do Norte. A meta para a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) é conquistar um público mais significativo procedente da região Sul.
Para Ruth Avelino presidente da PBTur, para que isso aconteça é fundamental a participação em feiras e eventos. “Somos um destino novo com infraestrutura turística ainda em expansão. Apesar de sermos um estado pequeno apresentamos diversos atrativos em todas as regiões e por isso precisamos estar sempre divulgando e massificando o nosso potencial turístico através de feiras e eventos”.
“Participar da BNT Mercosul para a divulgação do “Destino Paraíba” tem trazido bons resultados já que a feira oferece contato direto com agentes de viagens e operadoras do Sul além de outros países como Argentina e Chile”, avalia Ruth. Se antes os turistas do Sul viajavam menos para a Paraíba, no último trimestre já houve um aumento de 10,22% com relação ao mesmo período do ano passado.
Já para a Bahia, outro importante destino da região que também estará presente na Bolsa de Negócios Turísticos, o foco principal é divulgar o estado como destino turístico para a Copa do Mundo de 2014. Nos últimos dois anos, o fluxo de turistas na região teve um crescimento de 29%.
Para garantir que o destino esteja sempre no gosto dos brasileiros e também dos turistas estrangeiros a Bahiatursa tem buscado aliar inovação e qualidade com preservação da história e das belezas naturais do estado.
Na capital alagoana a maior aposta é o turismo de eventos. Mesmo sendo conhecida por suas exuberantes praias urbanas e consolidada no turismo de sol e praia, Maceió tem conquistado espaço no segmento corporativo. “O turismo de eventos é um segmento que está crescendo em Maceió. Já temos confirmados 23 eventos para este ano e esperamos receber cerca de 16.700 mil turistas corporativos”, diz a secretária municipal de promoção do Turismo (Semptur), Cláudia Pessôa.
Além de reforçar a divulgação entre o estado de São Paulo, considerado o principal emissor de turistas, juntamente com a própria região nordeste, o Semptur também tem buscado atrair visitantes da região Centro Oeste. A secretária afirma ainda que além do turista de evento ter grande potencial de retornar à cidade é preciso vender a região como um todo e não apenas um estado isoladamente.