Começa hoje a Feira Internacional de Turismo da Amazônia

Como estratégia da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) de tornar o Pará destino líder em turismo na Amazônia até 2020 e tornar Belém e demais regiões do Estado referência em turismo de negócios e eventos, já foram confirmadas a participação de mais de 20 decision makers (tomadores de decisão) na 7a Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita). O evento, realizado pelo Governo do Pará por meio da Paratur com apoio da Setur (Secretaria de Estado de Turismo), acontece de 20 a 23 deste mês em um dos mais importantes espaços de lazer, turismo, gastronomia e eventos do Pará, a Estação das Docas.
Segundo o presidente da Paratur, Marcelo Mendes, os decision makers são oriundos do Brasil, Estados Unidos e outros países e foram convidados a partir de uma parceria entre a Paratur e o Belém Convention & Visitors Bureau e com a Setur.
“Priorizamos entidades representativas de áreas médicas, de turismo gastronômico, gestão pública, área jurídica e outras responsáveis pela realização de grandes eventos”, disse. São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Ceará, são alguns dos estados brasileiros confirmados entre os 22 decision makers convidados.
“É uma oportunidade única para apresentarmos a estes formadores de opinião os principais atrativos turísticos de Belém, do Marajó e Tapajós”, afirmou a gerente de captação de eventos da Paratur, Ariane Mathne. A executiva ainda contou que, além da Estação das Docas, os decision makers vão ser guiados pelos principais equipamentos turísticos de Belém, para que conheçam a infraestrutura para eventos na capital. “Incluímos no roteiro vários hotéis, restaurantes e espaços de eventos. Uma parceria com a Setur também garantiu um tour gastronômico pela cidade”, completou.
“Nossa parceria na Fita de 2012 nos trouxe um resultado muito positivo em que Belém recebeu diversos eventos, oito deles da área de Saúde. Isso nos motivou a repetirmos a estratégia direcionando o convite aos tomadores de decisão da área de saúde, uma das que mais realiza eventos no Brasil. É um aprimoramento também da parceria entre o Convention, a Paratur, a Setur e a Belemtur em que concentramos esforços e recursos do poder público e da iniciativa privada para tornar o Pará referência nesse segmento de turismo de eventos”, considerou o presidente do Belém Convention & Visitors Bureau, Orlando Rodrigues.
Promoção e divulgação
A Paratur também convidou cerca de 20 buyers e suppliers, agentes de viagens, operadores de turismo e gestores públicos do setor para a programação da Fita. Alguns são palestrantes renomados, outros vieram comercializar, diretamente com o trade local, pacotes turísticos das seis regiões do Pará: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu.
[Por BRASILTURIS JORNAL, 20/05/2014]