WTM Latin America 2014 confirma Programa de Conferências
Está em fase final de definição a agenda de conferências da WTM Latin America 2014, o evento mais internacional da indústria do turismo no continente americano – que será realizado entre os dias 23 e 25 de abril no Transamerica Expo Center, em São Paulo, simultaneamente à 41ª edição do Encontro Comercial Braztoa (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo). Este ano, as conferências da feira discutirão tendências de mercado, ferramentas digitais de apoio aos negócios, Turismo Responsável, programas de proteção a crianças no âmbito da indústria do turismo, entre outros assuntos – além do Fórum de Lazer da Braztoa e Fórum MICE promovido pela ICCA e MPI.
Entre os destaques do primeiro dia do evento, 23 de abril, está a palestra da Comissão Europeia de Turismo (ETC, na sigla em inglês), com o tema “Abrindo as portas para o turista brasileiro”, na qual serão discutidas tendências e perspectivas de demanda por destinos europeus no mercado brasileiro. Já a Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (UNWTO, na sigla em inglês) discutirá os desafios econômicos da indústria da aviação na América Latina. O Fórum de Lazer da Braztoa também está previsto para este dia, além de um Programa sobre o Turismo Responsável – que contará com diversos palestrantes, entre eles dois vencedores do Prêmio Mundial de Turismo Responsável: Prof. Dr. Harold Goodwin e Heidi van der Watt, que discutirão, entre outros tópicos, se o Turismo Responsável é positivo para os negócios e comunidades locais, bem como para a economia.
A WTM Vision Conference, que avalia e faz previsões para a indústria de Turismo em 2014, acontecerá no segundo dia da feira. Google e Facebook também estarão presentes. A rede social, por exemplo, será representada por João Carlos Pastore, Diretor de Negócios no Brasil, que falará sobre como tirar proveito do alcance e da precisão das ferramentas de marketing do Facebook. Os participantes poderão, ainda no dia 24, presenciar as discussões sobre o setor MICE, com a ICCA e a MPI, em um Fórum dedicado ao setor. A apresentação sobre as campanhas de proteção à criança no mercado turístico também está marcada para este dia.
Para 25 de abril, data de encerramento da programação, está prevista, entre outras, uma palestra sobre o panorama turístico das Olimpíadas de Londres (2012) aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (2016). Os participantes do evento poderão ainda ouvir sobre os impactos da tecnologia no setor turístico, discussão que abordará quatro temas-chave – Crescimento e Mudança, Sabedoria Coletiva, Novas plataformas e oportunidades e Mudanças nos padrões de viagens. A palestra será comandada por Sam Thompson, Diretor Comercial para as Américas do site TripAdvisor, um dos líderes mundiais em avaliações de hotéis.
“A WTM Latin America oferece uma programação abrangente, que possibilitará aos participantes o acesso a uma série de temas-chave sobre o setor”, conclui Lawrence Reinisch, Diretor da WTM Latin America.
Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no site www.wtmlatinamerica.com.
Sobre a WTM Latin America e o Encontro Comercial Braztoa
Trazida à cidade de São Paulo pela Reed Travel Exhibitions, após 34 anos de sucesso da feira WTM London, a WTM Latin America 2013 atraiu, ao longo dos seus três dias, mais de 17 mil visitas, entre expositores e visitantes profissionais de turismo do mundo inteiro, que puderam estreitar laços, realizar novos contatos e fechar grandes negócios.
A parceria realizada com a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) resultou no acontecimento do tradicional e bem-sucedido Encontro Comercial BRAZTOA junto à WTM Latin America.
Empresas do Zimbábue, Botswana, Namíbia, Malásia, Tailândia e de vários outros países apostaram na região e vieram mostrar suas ofertas turísticas. Os europeus e norte-americanos, que atualmente recebem a maior parte dos turistas da América Latina, também marcaram forte presença – a exemplo da Alemanha, principal patrocinadora da edição de 2013 do evento, que veio focada em se tornar o primeiro destino dos brasileiros na Europa.
A qualidade e variedade de produtos à disposição na feira impressionaram os compradores. Como resultado, expositores fecharam um grande número de acordos comerciais e muitos já querem aumentar suas participações em 2014. Diversos outros destinos internacionais que querem alcançar os crescentes mercados da América Latina vieram como visitantes para avaliar a feira e, entusiasmados com o que viram, já reservaram seus próprios espaços para 2014.
Buscando o foco na qualidade de seus compradores a feira trouxe também 150 hosted buyers (compradores convidados) de todas as regiões do mundo, que estavam em busca de oportunidades não só no Brasil – impulsionados também pelos grandes eventos mundiais que serão sediados no país nos próximos três anos – mas em toda a América Latina.
O sucesso da WTM Latin America se deveu também aos seus diferenciais, que haviam sido, até então, pouco explorados por outras feiras no continente – como, por exemplo, o foco tanto no turismo outbound (emissivo) quanto no turismo inbound (receptivo internacional), bem como oportunidades de negócios e atividades específicas para os segmentos de Turismo MICE (Meetings, Incentive, Congresses and Exhibitions) e Corporativo, além do Lazer.
Além de Fóruns dedicados a esses segmentos, a WTM Latin America promoveu e realizou diversos outros eventos paralelos. Na ocasião, mais de 30 palestras, seminários e encontros permitiram que os protagonistas do turismo latino-americano e mundial pudessem discutir os desafios e identificar as melhores oportunidades do setor.