Lollapalooza movimenta quase R$ 60 milhões no turismo da cidade
[Por Diário do Turismo, 02/04/2014]
A terceira edição do Lollapalooza Brasil, que este ano será realizado pela primeira vez no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, acontece nos dias 5 e 6 de abril.
De acordo com estimativas do Observatório do Turismo, núcleo de estudos e pesquisa da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), o turismo gerado com o evento movimentou mais de R$ 58 milhões na economia da cidade no ano passado. O dado foi obtido depois de uma pesquisa realizada pelo órgão no evento de 2013.
Segundo o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, os eventos musicais e shows de grandes artistas nacionais e internacionais trazem muito retorno para a cidade porque recebem milhares de visitantes. “As pessoas que vêm aos shows também costumam aproveitar mais alguns dias na cidade, principalmente se for fim de semana, como é o caso do Lollapalooza, já que a vida noturna e cultural paulistanas são famosas e agitadíssimas”, explica.
O levantamento feito pelo Observatório também apurou o perfil do público do festival em 2013 e apontou que quase 58% eram turistas, o que representa mais de 96,8 mil pessoas. Além disso, os principais meios de hospedagem dessas pessoas foram hotel ou flat (33,8%) e casa de amigos ou parentes (29,7%), enquanto 32,1%do público foi e voltou à residência no mesmo dia.
Trem – Uma das questões com as quais a organização do evento se preocupa é que as pessoas priorizem o transporte público para chegar ao local. Em 2013, o estudo mostrou que quase 38% foram ao festival de metrô, e este ano, mesmo com a mudança do local de realização do festival, uma das entradas do Autódromo de Interlagos fica a menos de mil metros da estação de trem “Autódromo”, na linha 9 – Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).