Encatho: Educação e mudança como forma de liderança

[Por Hôtelier News, 04/04/2014]
Encerrando a 28ª edição do Encatho (Encontro Catarinense de Hoteleiros), a palestra magna ministrada por Dulce Magalhães, da Work Educação Empresarial, abordou o tema Excelência e liderança em tempos de mudança. Filósofa, ela discorreu sobre a formação de personalidade, comportamentos e paradigmas que norteiam nossa visão de mundo, e que podem impactar no desempenho pessoal e profissional.
“Todos nós passamos por um processo de formação para ser quem somos”, colocou, apontando a cultura de uma determinada localidade uma determinada época, além das crenças, como formadores da primeira visão de mundo que temos. Com metáforas sobre como as lentes dos óculos distorcem a realidade e sobre enxergar o mundo por meio de uma janela quadrada, ela Dulce destacou que é preciso abrir-se para novos aprendizados.
“Achamos que nossa forma de ver o mundo é a única correta, e com isso vivemos em conntante desequilíbrio. É preciso transformar isso por meio da educação, para podermos lidar com a vida ao nosso redor”, justificou. As dúvidas e os questionamentos são o que nos levam a estes aprendizados constantes – “é a forma que o cérebro aprende”, sentenciou.
“Estamos falando de estratégia e liderança – pensamos que é para companhias e para lidar com outras pessoas, mas esquecemos que somos a primeira pessoa com que precisamos lidar”, resumiu, ressaltando a importância dos cuidados com corpo e mente, incluindo deixar de lado a cultura do esforço e da reclamação contínua. “Mudar de mundo verdadeiramente é mudar de olhar, enxergar as coisas de uma outra forma”, explicou.
Frente a um problema, seja ele de qualquer esfera, Dulce recomendou “não acredite que as coisas não funcionam porque devem ser feitas de outra maneira. Pense diferente”, encerrando as atividades da Encatho com esta síntese do que o evento propõe-se a ser: um momento para a reflexão e a inovação.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *