Copa: taxistas e aéreas na mira do Procon-PE

[Por Ministério do Turismo, 31/03/2014]
Pernambuco está se preparando para receber bem os turistas durante a Copa do Mundo. Problemas com extravio de bagagens, atraso nos voos e tarifas abusivas estão no alvo do Procon do estado. Também os taxistas de Recife e cidades vizinhas estão sendo alertados sobre a vigilância de suas tarifas pela Câmara Técnica de Consumo e Turismo, órgão que criado no final do ano passado e que articulará as atividades do Procon Pernambuco com outros órgãos públicos. Para atender os turistas em dificuldades com passagens e cancelamentos, haverá uma unidade de atendimento dentro do aeroporto Internacional Gilberto Freyre.
Na última semana, representantes estaduais e municipais dos institutos de defesa do consumidor das cidades-sede da Copa, participaram de uma reunião de balanço das ações em defesa dos turistas e consumidores, realizada em Brasília. O encontro foi liderado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) que articula estratégias de defesa dos consumidores previstas no Plano Nacional de Consumo e Cidadania, coordenado pelo Ministério da Justiça.
Em Pernambuco, diversos órgãos públicos atuarão em conjunto antes e durante os jogos da Copa. Cerca de 50 pessoas estarão envolvidas, entre elas, funcionários das secretarias estaduais de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Turismo, Defesa Social, Desenvolvimento Econômico, de Saúde, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Agência Nacional de Aviação Civil, prefeituras de Recife e Região Metropolitana, Sindicato de Restaurantes, Sindicato de Taxistas, entre outros.
Em maio, o Procon-PE deverá lançar o site da Câmara Temática, com informações para que turistas e consumidores busquem seus direitos. Outra atividade será a distribuição de folhetos informativos sobre a atuação do órgão e ainda o Guia do Consumidor Turista. Este guia está sendo elaborado pelo governo federal e Embratur, com informações em português, espanhol e inglês, sobre os direitos do consumidor, resguardados pela legislação brasileira, e telefones e principais locais de atendimento de procons e outros órgãos de defesa.
Clique aqui e ouça fala na qual o secretário de Políticas de Turismo do MTur, Vinícius Lummertz, frisa a importância da orientação a consumidores.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *