Resorts Brasil registra crescimento dos índices em 2013

[Por  Hôtelier News, 20/03/2014]
A Resorts Brasil – Associação Brasileira de Resorts lançou hoje 20 a segunda edição do estudo anual elaborado em parceria com o Senac. A pesquisa que teve a coordenação do professor Antonio Carlos Brandão aponta que a variação, apesar de modesta, foi positiva em diversos aspectos analisados, a começar pela ocupação. O relatório mostra que os associados terminaram o ano passado com média de 56,1% dos quartos ocupados, superando a porcentagem de 52,7% registrada em 2012.
Os meses que tiveram maior aumento na ocupação foram maio, com 32,8%, e agosto, que cresceu 27%. Segundo a explicação do professor, esta grande oscilação ocorre pois estes meses nunca tiveram números muito expressivos, mas que foram impulsionados pela demanda do corporativo. A tendência de participação do segmento nos resorts continua, e hoje já representa 30% das receitas entre os empreendimentos afiliados.
Outro índice que teve alta foi o chamado TrevPar – Total Reveneu per Available Room. A medida considera o valor das receitas, dividido pelas unidades habitacionais para a venda. Neste quesito os resorts contabilizaram crescimento nominal de 12,57%, e de 5,9% se aplicado o IPCA-15 Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.
A receita média nominal aumentou 5,7%, mas se considerado o IPCA-15 há decréscimo de 0,57%.“Considerando o cenário econômico, o desempenho dos resorts foi bastante positivo. Agora as unidades estão encontrando afinidade com o mercado nacional, entendendo e identificando o comportamento dos seus concorrentes, e utilizando as ferramentas certas para impulsionar os negócios. São vários fatores como o aproveitamento da participação do corporativo, técnicas de revenue management, até a criação de novos aplicativos para os clientes”, detalha Brandão.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *