Furb apresenta proposta para centro de eventos em Blumenau

[Por Diário Catarinense, 06/03/2014]
A construção de um centro de eventos será tema de um encontro proposto pelo reitor da Furb, João Natel Pollonio Machado, nesta quinta-feira, na Associação Empresarial de Blumenau (Acib). O projeto não foi divulgado.
Segundo a assessoria de imprensa da universidade, Machado pretende trocar ideias com entidades sobre o modelo ideal a ser construído na cidade. Porém, não confirma se a Furb investiria na construção do espaço para isso. Em princípio a proposta não teria ligação com o Termo de Convênio firmado com o município.
O secretário de Turismo de Blumenau, Ricardo Stodieck, afirma que a prefeitura é parceira de iniciativas para tirar do papel o centro de eventos. Ele comenta que o município inclusive pode ceder o terreno para a construção de uma área.
– Defendo que o melhor lugar para isso é próximo ao complexo da Vila Germânica, por estar preparada para receber o turista – argumenta.
Somente neste ano foram captados sete eventos para o município, o que deve gerar cerca de R$ 3,9 milhões na economia da cidade. De acordo com a entidade e outras ligadas ao setor turístico, os números positivos poderiam ser ainda melhores caso Blumenau tivesse um centro de convenções. Para o presidente do Convention, Murilo Benini, a taxa de ocupação hoteleira em Blumenau gira em torno de 60%. Os outros 40% dos leitos ficam ociosos. Por este motivo ele acredita que os eventos de médio porte podem preencher esta lacuna.
– Grandes eventos exigem grandes estruturas e nós não temos isso. O que temos que fazer é trabalharmos com o que temos em mãos, no caso espaços para eventos médios – comenta.
Apesar de utilizar o que já tem disponível, Benini diz que um centro de convenções faria toda diferença. Segundo ele, a cidade não tem lugar para reunir 1,5 mil pessoas de uma só vez.
– O que precisa é de um auditório mutante, que possa se transformar de acordo com o tipo de evento – argumenta.
A estrutura usada atualmente para os eventos do Convention está concentrada no Himmelblau Palace Hotel, Teatro Carlos Gomes, Furb, Complexo Esportivo do Sesi e Galegão.
Blumenau está ultrapassada quando o assunto é centro de convenções. A crítica vem de Stodieck, defensor da construção de um lugar específico para receber eventos de médio porte.
– Temos um plano diretor voltado para o assunto e o local está preparado para atender ao turista.
Em setembro do ano passado, um Termo de Convênio foi firmado entre o Parque Vila Germânica e a Furb. O objetivo era do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da universidade desenvolver um estudo de ocupação em torno do Parque por empreendimentos para fins turísticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *