Estudos de Competitividade e Observatório do Turismo serão apresentados dia 12

[Por Setur-RS, 28/02/2014]
O Observatório do Turismo e o Estudo de Competitividade de 26 destinos turísticos do RS serão apresentados pela secretária de Estado do Turismo, Abgail Pereira, dia 12 de março às 17h no Galpão Crioulo do Palácio Piratini (rua Duque de Caxias, s/n). Para ter acesso ao interior do palácio, será necessário confirmar presença até o dia 10 de março através do telefone (51 32885453 ou e-mail observatoriors@turismo.rs.gov.br). Na ocasião, será servido coquetel à imprensa e convidados.
A criação do Observatório do Turismo serve à produção de dados, proposição de soluções e sistematização/monitoramento de informações que embasarão a tomada de novas decisões, sejam elas públicas ou privadas. Demandado pelo Plano de Desenvolvimento do Turismo, ele analisará o desenvolvimento socioeconômico do setor e identificar tendências.
Com o Estudo de Competitividade, a Setur-RS amplia o alcance de uma ferramenta de planejamento e gestão para 26 destinos turísticos do RS, útil tanto para o poder público quanto para a iniciativa privada. Isso aumenta a eficiência e a eficácia de investimentos através da estruturação de estudos com geração, sistematização e monitoramento de dados e informações sobre o turismo gaúcho. O objetivo é mensurar a capacidade de um destino de gerar negócios nas atividades relacionadas com o setor de turismo, de forma sustentável, proporcionando ao turista uma experiência positiva. A esses 26 soma-se investimento semelhante feito pelo Ministério do Turismo em 65 destinos indutores do turismo no país, sendo três deles no Estado: Porto Alegre, Gramado e Bento Gonçalves.
Com 29 cidades atendidas, o RS tem a maior cobertura do gênero no Brasil. São analisados: infraestrutura geral, acesso,
serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, aspectos ambientais e culturais, todos com suas respectivas variáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *