Estudo inédito revela o impacto da Copa do Mundo de 2014 no turismo brasileiro

[Por Pires e Associados Eventos e Turismo, 28/03/2014]
Um estudo realizado pela empresa espanhola Foward Data, junto com a Pires & Associados no Brasil, analisou as reservas aéreas para o Brasil durante a Copa do Mundo Fifa 2014.
A Forward Data, criadora do ForwardKeys®, é um fornecedor líder de inteligência operacional de negócios para conselhos nacionais de turismo, cadeias de hotéis, comércio e outras empresas interessadas em monitorar e antecipar o fluxo de viajantes. Isto permite aos profissionais de marketing planejar decisões táticas com base em fatos concretos em relação à demanda e tendências, ajudando a melhorar o desempenho de seus negócios a médio prazo.
A 120 dias do início da Copa do Mundo o ForwardKeys® apresenta resultados inéditos sobre como o evento afetará o turismo brasileiro.
Segundo Jeanine Pires, diretora da Pires & Associados, que também é executiva do setor de turismo e ex-presidente da Embratur, este estudo vai oferecer ferramentas para que as lideranças privadas e públicas do turismo nacional desenvolvam estratégias para o setor. O estudo vai oferecer uma perspectiva única sobre as tendências do impacto da Copa do Mundo, quando a demanda aumenta, para que eles possam ajustar suas estratégias. Os dados serão atualizados em uma base regular antes do evento.
De acordo com Olivier Jager, CEO de Forward Data: “Uma empresa de marketing, como Pires & Associados, cujo negócio está diretamente ligado às tendências dos viajantes, necessita da ForwardKeys ® para tomar decisões táticas. A ForwardKeys ® tem um banco de dados global de reservas que permite mapear a demanda por destino, praticamente em tempo real, e por mercado emissor “.
O levantamento indica que, em relação ao mesmo período de 2013, durante os dias de realização da Copa o número de turistas estrangeiros que chegarão ao Brasil por via aérea será cinco vezes maior. A projeção indica que esta será uma Copa de muito sucesso.
De acordo com as reservas, os principais emissores internacionais serão os Estados Unidos, a Alemanha e a Inglaterra. E as três cidades mais visitadas serão Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
As reservas domésticas para viagens de junho a agosto dispararam, com um crescimento três vezes maior quando comparado com o mesmo período em 2013, e até mesmo com um crescimento nove vezes mais quando se considera o período de 1 a 26 de Junho (incluindo as primeiras etapas do torneio).
De acordo com o estudo, as 12 cidades sede da Copa – Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Fortaleza, Recife, Brasília, Belo Horizonte, Natal, Manaus, Porto Alegre, Cuiabá e Curitiba – vão ter uma aumento significativo no número de visitantes durante a realização dos jogos em cada uma delas.
As reservas para o Rio de Janeiro, por exemplo, mostram um fator de crescimento sete vezes maior para o período entre a cerimônia de abertura e os seis jogos agendados na cidade, com picos de chegada dias antes de cada jogo agendado.
Os turistas com reservas para o Rio de Janeiro são principalmente dos EUA (21%), Inglaterra (8%) e Argentina (7%).
O estudo aponta que, como ocorreu na África do Sul, a tendência é que o ritmo de reservas aéreas diminua à medida que o evento vai se aproximando, pois os viajantes fizeram suas reservas muito cedo. O estudo também destaca que os brasileiros que viajarão para o exterior este ano devem mudar o ritmo tradicional, a fim de atender às fases finais do torneio no Brasil.
Sobre a Forward Data:
Forward data SL – uma empresa de dados e pesquisa de mercado, com foco na inteligência de viagens e serviços para apoiar executivos com poder de decisão na indústria de turismo: Organizações de Gestão de Destinos (DMOs, na sigla em inglês), hotel, resorts…
ForwardKeys.com – é um banco de dados global de reservas, que monitora fluxos de viajantes e tendências em tempo real. A Forwardkeys.com mapeia a demanda do turismo global aproveitando diariamente as reservas aéreas em todo o mundo.
A ForwardKeys.com leva para os profissionais de marketing as tendências e planos do passageiro de viagens aéreas, combinando cinco bilhões de reservas/modificações, emitidos por 180.000 agências de viagens online e off-line em todo o mundo.
Sobre a Pires & Associados:
A Pires & Associados tem 20 anos de atuação no mercado de turismo e é especializada em inteligência comercial e consultoria em turismo. Coordenada por Jeanine Pires, executiva do setor de turismo e ex-presidente da Embratur, a empresa é a responsável no Brasil pela análise e divulgação da pesquisa.
Mais informações entre em contato com Online Comunicação Empresarial – 21 2247-2168 – online@onlinecomempresarial.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *