Brasil fortalece participação na diretoria da COCAL
Em Assembleia Geral realizada no dia da abertura do 31º Congresso da COCAL – Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina (11/03), foi eleita a nova diretoria da COCAL para o período 2014 – 2016, com a guatemalteca Alisson Batres na presidência e duas representantes brasileiras, a presidente da ABEOC Brasil, Anita Pires, como vice-presidente segunda, e a presidente da ABEOC Brasil – RS, Ana Cláudia Bittencourt, como suplente.
Na gestão anterior o Brasil participava como pro-secretário, e agora passa a ocupar uma vice-presidência, além do cargo de “vocal primeiro” (suplente). A ex-presidente Bertha Garcia Sanchez, que comandou a Federação de 2010 à 2014, assumiu um posto na Comissão de Ética.
Em sua participação na Assembléia Geral, Anita Pires citou o desafio de receber o próximo evento da COCAL, de 4 a 7 de março, em Florianópolis, e compartilhou com os representantes de nove países a experiência brasileira de qualificação e certificação de empresas de eventos, o Programa de Qualidade ABEOC Brasil em parceria com o Sebrae. “Ampliar a capacitação e fortalecer a qualificação do setor é um dos objetivos da ABEOC Brasil e da COCAL”, explica.
Bertha Garcia acrescenta que para a COCAL a capacitação é a melhor ferramenta de profissionalização e competitividade. Já Alisson Batres destacou a importância para a Federação de promover a América Latina como destino qualificado para a realização de reuniões e eventos internacionais.
Mudanças no Estatuto
A Assembleia da COCAL aprovou algumas mudanças no estatuto da entidade com o objetivo de fortalecimento da instituição. Agora a área de abrangência foi expandida para as três Américas, passando a incluir a América do Norte. Foi criada a figura do sócio universitário, para incluir organizações acadêmicas, e os sócios aderentes passam a ter direito a “voz e voto” nas Assembleias, além de poderem participar do “Comite Directivo”.
“Nosso objetivo é promover a maior inclusão possível e representativa de todos os órgãos desta indústria da América Latina”, resume a presidente Alisson Batres, a primeira guatemalteca a ocupar o cargo máximo da COCAL nos 31 anos da entidade.
Compensação de CO2
Com o tema “Sustentabilide nos Eventos e a Prática de todos os envolvidos”, além de palestras sobre o tema, o Congresso da COCAL através da diretoria da entidade realizou a plantação de árvores para a compensação do CO2 emitido no evento. As mudas foram plantadas na fazenda Finca Filadélfia.
Sobre a COCAL
A COCAL foi criada em 1985 como uma associação sem fins lucrativos composta de Organizadores Profissionais de Congressos (PCO) na América Latina e Península Ibérica, tendo como principais objetivos da unir os esforços dos países da região para melhorar o desempenho da indústria de eventos na América Latina, Portugal e Espanha, representando os seus membros internacionalmente, estabelecendo relações de cooperação mútua entre os seus membros, alcançando acordos, atividades com foco no desenvolvimento da indústria, promovendo e protegendo os princípios da ética profissional e comercial.
A COCAL tem um papel importante na formação educacional dos organizadores de eventos, através da realização do seminário anual, onde seus membros são chamados a discutir temas atuais e relevantes do setor, além de serem apresentados aos trabalhos desenvolvidos pela Federação.
“Comité Directivo” da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da America Latina (COCAL) – 2014 – 2016
Presidente – Alisson Batres (Guatemala)
Vice-presidente Primeiro – Rafael Hernández (México)
Vice-presidente Segunda – Anita Pires (Brasil)
Secretário – Pablo Weil (Argentina)
Pro Secretário –Elia Gonzalo (Venezuela)
Tesoureira – Graciela Sánchez (Uruguay)
Suplente – Ana Claudia Bittencourt (Brasil)
Suplente – Gustavo Curto (Argentina)
Comissão Revisora de Contas
Miguel Ocque (Venezuela)
Yamileth Rivera, (Honduras)
Silvana Biagiotti, (Argentina)
Comissão de Ética
Bertha García Sánchez (Venezuela)
Claudio Sances (Chile)
Luis Ricardo Martínez (Panamá)