BNTM promove Nordeste para o mundo
[Por Embratur, 27/03/2014]
Começou hoje (27), na Arena Pernambuco, em Recife (PE), mais uma edição da BNTM (Brazil National Tourism Mart), que reúne até o dia 30 de março, operadores de 15 países de todo o mundo para conhecer destinos turísticos do Nordeste. O encontro, que está em sua 23ª edição e que conta com o apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), tem o objetivo de atrair investidores nacionais e internacionais, criando um ambiente de negócios que projetem a região no mercado internacional.
“A BNTM vem, desde sua criação, estimulando o setor turístico da região e se consolidou como um importante evento de promoção do Nordeste e de todo o Brasil”, ressaltou o presidente da Embratur em exercício, Vicente Neto, durante a abertura do evento. Ainda segundo Vicente, realizada poucos meses antes da Copa do Mundo de Futebol, a BNTM irá aproveitar o momento estratégico para divulgar os destinos turísticos nordestinos para todo o mundo. “Isso irá impulsionar ainda mais o turismo, atividade que mais aquece a economia dos estados da região”.
Vicente lembrou que o apoio à BNTM é mais uma entre outras ações da Embratur para divulgar produtos e destinos turísticos nordestinos para o mundo. “A região está contemplada em todas as iniciativas para atrair turistas estrangeiros para o Brasil. Nosso trabalho está sendo focado na diversificação dos atrativos. O Nordeste é conhecido mundialmente pelo segmento Sol & Praia, e apresentar outros segmentos, como a Cultura, Ecoturismo & Aventura é o novo desafio”, disse.
Este ano, a BNTM apresenta um novo conceito e oferece os nove estados de forma integrada, através de roteiros temáticos e sensibilizando os mercados para os encantos da região que mais cresce no País. Segundo a CTI-NE (Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste), realizadora do evento, a Arena Pernambuco deverá receber 1.500 pessoas, entre agentes, operadores de viagens e representantes do trade turístico nacional. “A estratégia de vender os estados nordestinos de maneira integrada só fortalece a região que possui fortes laços históricos e culturais”
Para o presidente em exercício da Embratur, realizar o evento na Arena foi uma boa escolha, já que os profissionais de turismo poderão conhecer de perto a capacidade do país para realizar grandes eventos. “Das 12 cidades-sede da Copa do Mundo, quatro estão no Nordeste. A grande repercussão do mundial da mídia permitirá que a região seja inserida no imaginário de potenciais visitantes do mundo inteiro”, projetou. No total, serão 21 jogos nas cidades-sedes do Nordeste.
Programação
Além da abertura, a agenda de hoje prevê visitação à feira, capacitação dos operadores e uma festa de boas-vindas. Amanhã (28), os profissionais de todo o mundo participam da rodada de negócios, que utilizou o formato de entrevistas pré-agendadas, entre trade brasileiro e estrangeiro.
No dia 30 de março, um pós-tour levará os operadores internacionais para conhecer Recife, Olinda, Porto de Galinhas e Fernando de Noronha. A festa de encerramento será realizada pelo Ceará, estado que receberá a BNTM 2015.