Aeroporto de Uberlândia é autorizado a receber pousos por instrumentos

[Por BRASILTURIS JORNAL, 11/03/2014]
O Aeroporto de Uberlândia/Tenente-Coronel Aviador César Bombonato recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para colocar em funcionamento o sistema de pousos por instrumentos de categoria I (ILS Cat I). A portaria nº 465/2014 da agência, que homologa o equipamento e os procedimentos operacionais, foi publicada no dia 28 de fevereiro.
O ILS (Instrument Landing System, em inglês) é uma ferramenta capaz de orientar pilotos habilitados em aterrissagens em condições de mau tempo. No caso de Uberlândia, o sistema ILS Cat I vai facilitar pousos quando as nuvens estiverem numa altura mínima de 90 metros sobre a cabeceira da pista, além de uma visibilidade mínima de 1,3 mil metros a partir da aeronave.
A instalação do sistema no aeroporto de Uberlândia foi iniciada em 2011, com as adequações de infraestrutura feitas pela Infraero, como ampliação da pista de pouso e decolagem, a reforma e modernização do sistema de balizamento, a implementação da área de segurança da cabeceira 04, além das melhorias no pavimento e nas laterais da pista. No total, foram investidos R$ 2,1 milhões nessas melhorias.
“Com esse sistema, as empresas aéreas com pilotos habilitados e aeronaves homologadas para voo por instrumentos poderão pousar em Uberlândia em condições de mau-tempo. Trata-se de uma estrutura que gera um benefício direto às operações de pouso, o que ajudará a evitar atrasos e cancelamentos em função do clima”, afirmou o superintendente do aeroporto, Sérgio Kennedy Freitas.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *