Abav-PR: Cerimônia e discursos marcam abertura do evento

[Por Hôtelier News, 13/03/2014]
Organizado pela Abav-PR (Associação Brasileira de Agências de Viagens), o Salão Paranaense de Turismo tem sua 20ª edição realizada a partir de hoje (13) no Expo Unimed, em Curitiba. Para iniciar os trabalhos, realizou-se uma cerimônia com diversas autoridades do setor e uma série de discursos contando a história do encontro. Anfitrião da noite, Roberto Bacovis, presidente da entidade organizadora, liderou o acontecimento adiantando que espera receber cerca de cinco mil turistas até sábado (15) – data de encerramento do evento – e pregando o desenvolvimento dos profissionais afiliados à Abav por meio da participação em eventos e da ampliação de atividades qualificadoras.
“Vivemos uma trajetória de crescimento de um encontro que chega a 2014 contando com 300 expositores, mais de cinco eventos paralelos e 13 caravanas de agentes de viagens [todos oriundos da região Sul]“, comenta o presidente, salientando que todas as ações são realizadas em nome dos agentes de viagem. “Fazemos essa feira por e para os agentes de viagens”.
Ainda em seu discurso inaugural, Bacovis frisou que o Salão tem características de um evento completo, democrático e que cumpre com a função que o mercado precisa, debatendo assuntos atuais, promovendo a integração e realizando negociações importantes. Estado responsável pela indicação de dois destinos – Curitiba e Foz do Iguaçu – entre os três mais visitados em 2013, segundo aponta o MTur (Ministério do Turismo), o Paraná também foi assunto do mandatário da Abav nesta quinta-feira. Segundo ele, os habitantes e os poderes paranaenses precisam perceber e explorar o potencial notório que a região tem para atrair visitantes.
“Estamos lutando pela nossa valorização e a sacramentação desse evento no calendário nacional significa um passo importante nessa luta”, pondera.
Atualmente contando com 200 agencias afiliadas, a Abav-PR acredita estar contribuindo para a modernização do posicionamento dos agentes de viagens. “Numa era em que a internet e as ferramentas de compras de passagem e agendamento de reservas são cada vez mais fortes, precisamos entender que temos que atuar como consultores para um público que que viajar. É nosso novo papel”, teoriza o presidente.
Diálogo com o poder público e com entidades
Recebendo representantes dos poderes municipal, estadual e federal, o representante da Abav paranaense não se acuou e foi enfático ao cobrar maior apoio financeiro para a feira. ”Saliento também que gostaríamos bastante de contar com maior apoio do MTur, que há três anos não nos apoia na realização desse encontro”, lembrou.
Apesar da crítica à representação pública, o discurso também teve elogios. Bacovis fez questão de destacar o Sebrae do Estado como parceiro sempre presente nas iniciativas da entidade.
Nos próximos dois dias, o evento segue ocorrendo esperando receber, sobretudo, profissionais atuantes no mercado do Sul do País.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *