Visita de estrangeiros deve chegar a 7,2 milhões este ano

[Por Ministério do Turismo,27/02/2014]
Aumentar para 7,2 milhões a entrada de turistas estrangeiros, para US$ 9,2 bilhões a receita com o turismo internacional e para 226,4 milhões o número de viagens domésticas pelo país. Estas são algumas das metas do Plano de Ação 2014 do Ministério do Turismo, apresentado esta semana em um seminário.
O propósito do plano é alcançar as metas estabelecidas pelo Plano Nacional do Turismo (2013-2016), entre elas, o de posicionar o Brasil como a terceira maior economia turística do mundo até 2022. Hoje o país é o sexto colocado, com uma receita de US $ 76,1 bilhões.
Com destinos mais competitivos, o grau de atratividade cresce. Do mesmo modo, aumenta o número de turistas que visitam o país. No ano passado, o Brasil recebeu quase seis milhões de estrangeiros, o que representa uma receita internacional de cerca de US$ 6 bilhões. Também foram realizadas cerca de 215 milhões de viagens internas pelo país.
Publicado no Diário oficial no último dia 14 de fevereiro, o plano apresenta 47 iniciativas para desenvolver o turismo nacional neste ano, especialmente no que diz respeito à estruturação, fomento e promoção do turismo.
Clique aqui para ouvir declaração do ministro do Turismo, Gastão Vieira, sobre a importância econômica do setor.
Inovação
Buscando a transparência cada vez maior na administração pública, também foi apresentada a nova versão Sistema de Monitoramento de Desempenho do MTur, usado para controle interno das ações nas áreas técnicas. A inclusão de dois novos módulos informatizados vão possibilitar aos servidores um acompanhamento da execução do orçamento e outro da gratificação de desempenho. Os dois são inéditos e podem render um novo prêmio ao MTur.
No ano passado o ministério ganhou dois prêmios da Controladoria Geral da União (CGU), em reconhecimento às boas práticas implementadas na pasta para o Controle de Gestão. O Siacor, um sistema de acompanhamento de contratos de repasse, e o Sistema de Controle de Demandas Externas, um sistema de cadastro inteligente que direciona eletronicamente os pedidos a áreas específicas do Ministério do Turismo.
Clique aqui e ouça fala de Ítalo Mendes, diretor de Gestão Estratégica do MTur, sobre melhorias nos sistemas de execução orçamentária e de gratificações.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *