Prêmio Caio incentiva sustentabilidade e voluntariado
[Por CBS Ass. Com., 23/01/2014]
O Prêmio Caio Sustentabilidade, maior premiação brasileira que incentiva a adoção de posturas sustentáveis em todo o processo produtivo da indústria de eventos, entregou os Jacarés de ouro, prata e bronze para os melhores trabalhos de 2013 no último mês de dezembro, em São Paulo.
O Riocentro foi o grande destaque da categoria Centro de Convenções, com ouro para o case “Economia e reaproveitamento de papel para um Riocentro mais verde” Na categoria Eventos, o primeiro lugar foi para o case “Planeta no Parque 2013”, da Editora Abril – Planeta Sustentável. Em hotelaria, a Accor levou ouro e prata com os cases Planet 21 – Programa Global de Desenvolvimento Sustentável e Plant for the Planet. Em Serviços, o destaque foi para a GTM Cenografia, também vencedora com ouro e prata com os cases “Maxhaus Rua Paim”, para a MaxCasa, e “Planeta no Parque 2013”, para a Editora Abril.
Nesta edição, 14 empresas inscreveram seus cases no Prêmio Caio Sustentabilidade. Entre os concorrentes estavam empresas de serviços e eventos do mercado nacional, bem como hotéis e centros de convenções, sendo que os cases inscritos pelas mesmas deveriam estar adequados com estratégias de sustentabilidade, priorizando informações que refletissem o equilíbrio na apropriação de recursos financeiro, social e ambiental, soluções e promoções e o histórico de desempenho, repercussão, número e qualificação de pessoas impactadas, geração de negócios e outros indicadores de sustentabilidade, incluindo metodologia de abordagem, comunidades impactadas e inclusão social, que atendessem aos desafios apresentados para o desenvolvimento sustentável, sempre que possível baseados nas melhores práticas e em protocolos internacionais.
A lista completa dos vencedores pode ser consultada no site da premiação: www.premiocaio.com.br.
Voluntariado
Pelo segundo ano consecutivo, a cerimônia de premiação do Prêmio Caio 2013 contribuiu também com doações para o Projeto Âncora, uma entidade sem fins lucrativos que atende diariamente centenas de crianças e adolescentes em situação de risco social, além de jovens, adultos e idosos, todos moradores dos arredores de Cotia-SP, cidade onde está localizado.
Com a presença de representantes do Âncora durante a cerimônia buscou-se angariar doações voluntárias para o Projeto. “Sei que cada um vai fazer sua parte e contribuir com o que puder também através do site do Projeto Âncora, cuja concepção é algo realmente revolucionário, e faz o melhor: prepara crianças para um futuro melhor”, disse Sergio Junqueira na noite do Prêmio Caio. “Com apoio da Cielo, 10 atendentes do Âncora percorreram as mesas dos vencedores do Prêmio Caio expondo a importância do Projeto e captando as doações”.
Trabalho importante também o desempenhado por cerca de 15 alunos do SENAC que, voluntariamente, se candidataram para atuarem durante o Prêmio Caio 2013, na execução de atividades de receptivo, desde o credenciamento até o apoio na entrada das salas durante o Seminário e no salão, durante a cerimônia, inclusive alguns deles como Mestres de Cerimônia na apresentação das palestras do dia.
Para Artur Oliveira (20), aluno do Curso Superior de Tecnologia em Eventos, a atuação no Prêmio Caio foi uma oportunidade para entender os pormenores de um evento. “É importante conhecer e entender os diversos segmentos e a logística que envolve todo o evento. Neste caso, tivemos palestras ocorrendo de maneira simultânea durante o dia e, no período da noite, uma premiação com jantar à francesa para 700 pessoas. Um evento deste porte requer muito profissionalismo, dedicação e trabalho árduo. Foi muito gratificante, o melhor de tudo foi poder colocar em prática o que é visto na teoria”, comentou.
Janaina Silva Oliveira (26), aluna do mesmo curso, compartilhou da opinião do colega. “Achei interessante a oportunidade de participar da equipe de organização da premiação, ganhar mais experiência e contribuir com o que já aprendi. Foi uma experiência enriquecedora poder trabalhar na organização e estar próxima de profissionais tão importantes”.
Ambiente Sustentável
Além de premiar os melhores trabalhos em sustentabilidade, o Prêmio Caio também recebeu o selo de “Evento Neutro Azul”, pela correta compensação das emissões de carbono. O selo foi concedido pela Eccaplan. A neutralização de carbono foi feita pela compra de créditos do Projeto Florestal Santa Maria, que preserva uma área contra o desmatamento na região de Colniza, no Mato Grosso, de 71.714 hectares de floresta nativa, equivalente à prevenção de 30 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.
Na área de credenciamento do Portal Prêmio Caio foi instalada ainda uma Calculadora de Emissão de CO2, incentivando os convidados a compensarem o impacto causado por sua participação no Prêmio Caio.
Além do Selo Azul, o Prêmio Caio também recebeu o Selo Ambiente Sustentável, concedido pela Humanitare Foundation. “Encontramos na Editora Expo Eventos uma verdadeira paixão e seriedade de princípios e propósitos pela comunidade local e global e as incríveis oportunidades de desenvolvimento para maior progresso sustentável da economia, da sociedade, do meio-ambiente e da cultura do turismo no país e America Latina. A interseção estratégica da participação das pessoas, culturas, governos, academias, terceiro setor e organizações privadas constitui o cerne dos programas Forum Eventos, Premio Caio e Revista Eventos. A Humanitare Foundation com base na sua experiência internacional aguçada, criatividade e um firme compromisso de melhoria das condições de vida e de seu fortalecimento como parte dos negócios da diplomacia social, reconhece esses programas como empreendimentos de valor à sociedade e concede o selo Ambiente Sustentável, em atendimento aos critérios de desenvolvimento de uma governança ética em novos mercados”, confirma a Presidente do Humanitare Foundation, Sheila Pimentel.
Um dos desafios para o amanhã é a missão de conceder acesso e oportunidades para os novos talentos brasileiros. Apoiadora do programa “Todos pela Educação”, a Eventos Expo Editora também apoia o Young CEO que visa “formar jovens lideranças globalmente responsáveis, investindo e conquistando futuros lideres mundiais para difundir o espírito da cidadania e do valor sustentável, ao mesmo tempo em que apresentem uma visão internacionalista e competência na articulação e negociação”.
Sobre o Prêmio Caio
Criado em 1999, o “Oscar” dos Eventos no Brasil premiou, neste ano, 42 empresas especialistas em eventos, marketing promocional, cenografia, infraestrutura e viagens de incentivos. Os vencedores em Ouro, Prata e Bronze foram revelados no último dia 10 de dezembro, durante a Noite do Jacaré, no Expo Center Norte, em São Paulo e podem ser conhecidos no site da premiação: www.premiocaio.com.br.
Prêmio Caio é realizado pela Eventos Expo Editora, coordenado por um Conselho Diretor composto pelas organizações: ABIH, ABRACCEF, ACADEMIA, AMPRO, CBCVB e UBRAFE, e apoiado oficialmente pelas principais entidades representativas dos segmentos de eventos, promoção comercial, marketing promocional e turismo de negócios: ABBTUR, ABEOC, ABETAR, ABLA, ABRACORP, ABRACE, ABRAFEC, ABRAJET, ABRASEL, ABREMAR, ADVB, ANETUR, BRAZTOA, FBHA, FENACTUR, FOHB, FORNATUR, IBEV, IFEA BRASIL, OBME , RESORTS BRASIL, SINDEPAT e SINDIPROM.