Viaja Mais é lançado em Brasília
[Por MTur, 06/12/2013]
A segunda edição do programa de descontos e vantagens em pacotes de turismo, o Viaja Mais Melhor Idade, foi oficialmente lançado em Brasília nesta quinta-feira (05). A Secretaria de Turismo do DF e o Ministério do Turismo promoveram o encontro regional com a intenção de aproximar os prestadores de serviços de turismo e apresentar as vantagens de participar desta iniciativa.
Durante o encontro, o coordenador-geral de Programas de Incentivos de Viagens do MTur, Wilken Souto, mostrou a importância da parceria com a iniciativa privada, além de explicar as etapas para a adesão dos operadores ao programa. “Nesta edição, o Viaja Mais abriu o cadastro para os mais de três mil municípios do país e esperamos que pequenas e grandes empresas de turismo possam promover seu empreendimento”, disse. Para o início de 2014, a previsão é de disponibilizar espaço para ofertas de meios de hospedagem, cruzeiros marítimos e parques temáticos.
“Os idosos são cerca de 20 milhões no nosso país e representam uma parcela importante de viajantes para o país. Nosso desafio agora é fazer chegar a informação sobre descontos e vantagens exclusivas para eles”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira. O Viaja Mais é um incentivo às viagens pelo Brasil, especialmente nos períodos de baixa temporada.
Uma das novidades desta edição é que a Caixa Econômica e o Banco do Brasil, em parceria com o Ministério do Turismo, oferecem planos especiais de pagamento, com parcelamento em até 48 vezes ou crediário facilitado. Além disto, agora as viagens podem ser adquiridas para qualquer destino brasileiro e as ofertas dão direito a, no mínimo, um acompanhante. A partir de agora o programa também vai ser divulgado por meio das 1.500 agências do INSS em todo o país.
Durante o encontro, as duas primeiras agências que se cadastraram no programa no DF, Casa de Viagem e Operadora Voetur, foram presenteadas com um kit que contém adesivo e móbile com a logo do programa. As empresas que aderirem ao programa também receberão o kit promocional.
Lançado em setembro de 2013, a segunda edição do programa já apresenta números surpreendentes. Mais de 206 mil visitantes acessaram a página e cerca de 230 pacotes foram ofertados. Entre as capitais de destaque, Brasília é responsável por 6,25% dos acessos, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
Para aproveitar as ofertas, o consumidor deve comprovar ter 60 anos ou mais, ser aposentado e/ou pensionista. Para se cadastrar, a empresa deve estar registrada no Cadastur e firmar o acordo de cooperação técnica com o Ministério do Turismo, disponível no site do programa. Acesse o site do Viaja Mais.
O Brasil tem uma população de 23,5 milhões de idosos. Desse total, 17 milhões são aposentados e 7,2 milhões são pensionistas. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo em 2011, 70% desse público tem independência financeira e 95% viaja todos os anos. Para viajar, 46% preferem ir de avião e 76% ficam em hotéis e pousadas.
Estavam presente o secretário-adjunto de Turismo do DF, Geraldo Bentes, o coordenador-geral do Programa de Incentivo a Viagens do Ministério do Turismo, Wilken Souto, a subsecretária de Estruturação e Diversificação da Oferta Turística, Meyre France, o representante do Banco do Brasil, Irineu Silva, o representante da Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis (Abih), além do secretário do Idoso do Distrito Federal, Ricardo Quirino, e da Carla Cristina, representante da Caixa Econômica.