Setur/RS reúne-se com trade para tratar do comitê MICE

[Por Revista Eventos, 02/12/2013]
A convite da Secretaria do Turismo (Setur/RS), o trade turístico esteve reunido no final da semana passada para tratar do segmento MICE – Meetings, Incentives, Conferencing, Exhibition (Reuniões, Incentivos, Congressos e Exposições), uma das grandes apostas da secretaria, que busca posicionar o Rio Grande do Sul entre os destinos que mais realizam eventos no país.
O turismo de negócios é um dos segmentos que mais tem incrementado o fluxo de visitantes para o Brasil, gerados por um crescimento considerável no número de eventos, congressos e encontros realizados em todo o país. De acordo com a secretária Abgail Pereira é um momento importante e promissor para tratar da estratégia, do ponto de vista da política pública, desta segmentação identificada já no plano de marketing do turismo do Rio Grande do Sul. “Desde o início da gestão temos pautado a necessidade de trabalharmos o segmento de negócios e eventos no RS. A constituição do comitê MICE é uma inovação, além de ser uma construção e um processo coletivo coordenado pela Setur/RS, que vai alavancar RS como um destino consagrado na captação de eventos”afirmou.
Apresentado pelo gerente do projeto na Setur/RS, Álvaro Machado, o MICE tem o objetivo de incrementar e estruturar o segmento de negócios e eventos, que irá impactar o turismo gaúcho, através investimentos, estruturação e planejamento, promoção para atrair negócios e eventos fomentando assim o setor.”Esse comitê vai focar no papel diferenciado do Estado para a promoção do RS como destino MICE e que vai envolver toda a rede de negócios e eventos” salientou.
“O MICE é mais um desdobramento do plano de desenvolvimento do turismo RS e que vai alinhar as ações conjuntas do poder público e privado para a captação de eventos no Estado, ressaltou a diretora executiva do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) da Região Uva e Vinho, Márcia Ferronato.
A ideia é formar o comitê junto ao Conselho Estadual do Turismo (Conetur) como uma câmara temática que vai discutir as políticas públicas para o segmento num sentindo mais amplo, tendo em vista as particularidades de cada região e visando auxiliá-las para uma atuação eficaz. Como encaminhamento, haverá outra reunião para que se formalize a constituição deste comitê, já o seminário tem previsão para ocorrer em março de 2014.
Divulgado em maio de 2013, o levantamento da ICCA (International Congress & Convention Association) aponta que o Brasil foi o país com o 5º maior crescimento na realização de eventos internacionais em 2012, na comparação com o ano anterior. O país subiu de 304 para 360 eventos internacionais no ano passado, um crescimento de 20%. Com o resultado, o Brasil manteve a 7ª posição no ranking internacional da ICCA em 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *