Empresas de turismo de negócios e eventos se unem em Cascavel (PR)

[Por Agência Sebrae, 04/12/2013]
Os empresários e representantes de entidades que apostam no turismo de negócios e eventos em Cascavel (PR) já têm um plano de ação para o desenvolvimento do setor até 2016. O planejamento dos grupos que integram o setor, cujo potencial foi identificado há aproximadamente um ano, foi finalizado recentemente durante uma oficina organizada pelo Sebrae no Paraná.
Os representantes dos 15 grupos envolvidos com o tema, formados por entidades públicas e privadas, definiram tarefas a serem executadas pelas instituições nos próximos anos. As propostas serão homologadas em fevereiro de 2014. As ações foram desenhadas em cinco segmentos: promoção do destino, fortalecimento da governança, formatação de produtos turísticos para a cidade, infraestrutura e capacitação do trade. “A primeira grande conquista do setor de turismo de negócios e eventos em Cascavel é a forte união que aconteceu entre os elos envolvidos. Percebemos, nesse último encontro de 2013, que os pensamentos estão alinhados, que todos estão dispostos a trabalhar para que o setor seja uma alavanca para o desenvolvimento econômico e social da cidade”, destaca a consultora do Sebrae no estado e gestora do projeto em Cascavel, Danieli Doneda.
Além do Sebrae no Paraná, também estiveram presentes no encontro representantes do (Comtur); Cascavel Convention & Visitours Bureau; Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Esporte e Lazer; Rede Empresarial; Show Rural Coopavel; Sociedade Rural; SESC; SENAC; Automóvel Clube, Kart Clube; Moto Clube; Rally Clube; além da Secretaria de Esporte e Turismo do Estado do Paraná. “Instituições que formam a governança oficial do setor em Cascavel”, reforça Danieli Doneda.
Para o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Cascavel (Comtur), Samuel de Mattos Jr., a oficina foi uma oportunidade muito positiva na qual, em um único lugar, estavam reunidos todos os responsáveis diretos do trade. “Foi um encontro que incentivou ações que ajudem a profissionalizar e mudar a cultura tanto dos nossos empresários do setor quanto da população em geral para que enxerguem o turismo de negócios e eventos como um cenário de desenvolvimento para a cidade”, salienta.
Dentro do eixo promoção do destino, os participantes da oficina de planejamento do turismo de negócios e eventos de Cascavel elegeram algumas ações a serem desenvolvidas, como a criação de um calendário de eventos efetivos para o município; a oficialização da marca Conheça Cascavel, por meio da criação de um site, eventos que levem a marca e a divulguem; dentre outras.
Aumento de turistas
O empresário Pedro Sauer, proprietário de um restaurante em Cascavel, também esteve no encontro e acredita que as ações podem fazer com que a cidade melhore sua capacidade de atrair e reter turistas. “Nós, da rede empresarial, queremos que as melhorias revertam no aumento da nossa clientela e, por isso, estamos envolvidos nos processos de melhoria”. Sauer complementa que enquanto as empresas estiverem unidas às entidades, fica mais fácil trabalhar para o desenvolvimento da cidade. “Pensar em estratégias para que isso aconteça é muito importante, basta que cada um esteja se vendo dentro do processo. Meu restaurante está junto a dois hotéis, tenho muitos clientes turistas de negócios e de eventos. Foi aí que me vi integrado ao setor”, explica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *