Distrito Federal lança ferramenta para monitorar turismo local

[Por MTur, 09/12/2013]
A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) apresentou na tarde de segunda-feira (9), em Brasília (DF), uma nova ferramenta digital para geração e monitoramento de dados do setor turístico local. Trata-se do Observatório do Turismo do Distrito Federal, uma plataforma que passará a ser referência para pesquisas e informações estatísticas locais, além de orientar a formulação das políticas públicas para o setor no Distrito Federal. A cerimônia teve a presença do ministro do Turismo, Gastão Vieira, do governador do DF, Agnelo Queiroz, do secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves, e do reitor da Universidade Federal de Brasília (UnB), Ivan Camargo, entre outras autoridades.
Segundo o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio, a ausência de dados sobre o turismo local dificultava a busca de soluções para os principais entraves do setor. “Com o Observatório, teremos um diagnóstico real das nossas potencialidades, conhecendo o impacto econômico que o turismo gera em nossa cidade”, frisou. De acordo com Agnelo Queiroz, governador do DF, os investimentos feitos pelo Ministério do Turismo na capital do Brasil em áreas como acessibilidade, sinalização e qualificação profissional também têm contribuído para tornar o turismo local mais forte.
O ministro Gastão Vieira afirmou que para dar atenção especial às demandas do turista é preciso, sobretudo, ter conhecimento sobre o perfil desse visitante. “Se tivermos algo a mais para oferecer, ele vai fazer propaganda positiva e vai querer voltar. E esse é sempre o nosso objetivo maior”, resumiu. Ele disse ainda que o lançamento da ferramenta por uma cidade-sede da Copa do Mundo de 2014 é uma amostra de que os governos locais estão se empenhando para transformar possibilidades de crescimento em competitividade. “Não podemos perder este momento, precisamos fazer deste um evento memorável para brasileiros e estrangeiros. Esse é o caminho”, avaliou.
Conheça o Observatório do Turismo do Distrito Federal, desenvolvido pelo Governo do DF em parceria com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (UnB).