Crescem vagas temporárias em empresas de eventos no Recife (PE)
[Por G1, 05/12/2013]
As festas de fim de ano, como as formaturas, exigem uma demanda especial de empresas de eventos, já que 50% das contratações acontecem entre os meses de novembro e março. Para atender ao público, empresários têm investido na terceirização de parte dos serviços e em vagas temporárias. O assunto foi abordado em reportagem exibida pelo Bom Dia Pernambuco desta quinta-feira (5).
Em Pernambuco, o consumidor interessado em organizar formaturas, aniversários ou casamentos pode fazer um balanço de mercado através da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC). No estado, 34 empresas do setor são cadastradas e todas têm certificado de alto padrão de qualidade, além de estarem regulamentadas de acordo com a lei.
De acordo com Miriam Judite, gerente de uma empresa de festas no Recife, são contratados cerca de 400 profissionais extras para fazer serviços no período de final de ano. “Nosso corpo funcional já é contratado, porém, nessa época, devido à demanda, é necessária a contratação de freelancers, como recepcionistas, fotógrafos, cinegrafistas. E aí nós contratamos mais de 300, 400 freelancers para trabalharem nesse período, no qual a gente chegar a trabalhar em quatro ou cinco eventos em um único dia”, explica.
Para Jailma Elália, diretora e produtora de uma empresa de eventos também localizada na capital pernambucana, o consumidor deve tomar algumas precauções antes de contratar um serviço. “Procurar saber se a empresa está devidamente documentada, se ela tem parceiros corretos que também fazem um trabalho sério. Além disso, é preciso sentir que a empresa respeita o cliente. É importante que a gente entenda que cada evento, seja do porte que for, é único para quem está contratando”, afirma.