Durante reunião ocorrida no dia 18 de novembro de 2013 na sala Mãe Menininha, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, foram apresentadas ações realizadas até o momento pelos diversos órgãos para atender e mensurar a satisfação dos consumidores – com base principalmente na Copa das Confederações – e relatar o planejamento para a Copa do Mundo, a fim de instaurar um momento de discussão e promover um debate e a possibilidade dos órgãos públicos envolvidos nas três esferas e o trade turístico possam conhecer as referidas ações e sugerir outras a serem contempladas, inseridas, alteradas nestas ações que estão sendo planejadas. A ABEOC Brasil – Bahia participou da reunião através da diretora Cinara Teixeira.
A mesa diretora contou com representantes dos Ministérios da Justiça, Turismo e Esportes, EMBRATUR, Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Ministério Público da Bahia, Rep. Secretaria de Defesa do Consumidor e o Superintendente do PROCON Bahia.
Foram relatadas também as ações previstas que serão basicamente de vertente educativa com a distribuição de um guia de orientação ao consumidor, com números úteis e orientações de como proceder em casos de abusos, serão instalados postos do PROCON nos aeroportos (para dirimir os problemas corriqueiros de aeroportos como atrasos, cancelamentos, extravios de bagagem, furtos e roubos), e estuda-se a possibilidade também para os estádios. Canais de comunicação pela internet e call center, além de um programa para o qual o trade será convidado a participar, através de suas entidades representativas, de um programa de capacitação e sensibilização de empresários e fornecedores de serviços quanto ao atendimento e lisura da prestação de serviços ao visitante-torcedor.
